Ementa:
Este curso é composto por aulas que apresentarão ao aluno o Tinkercad: uma plataforma gratuita, a qual trabalha com modelagem 3D. Ela é uma coleção on-line de ferramentas de softwares, que contribui para que as pessoas desenvolvam as suas criações e as suas produções. Entre os assuntos explorados, estão: criar uma conta, conhecer as formas e as funções básicas, criar personagens, customizar objetos, adicionar modelos e textos, desenvolver cenários, conhecer os modos de visualização do projeto e trabalhar com importação, exportação e compartilhamento.
Mercado de trabalho/Público Alvo:
Este curso permite que o aluno desenvolva, de maneira fácil, ágil e intuitiva, projetos por meio da modelagem 3D, os quais vão desde as criações mais simples até a própria impressão 3D. Esta experiência contribuirá para o aprimoramento de técnicas de modelagem, de componentes eletrônicos e, até mesmo, de blocos de códigos. Tudo isso fará com que o aluno desenvolva e aperfeiçoe diferentes e importantes habilidades, como o raciocínio lógico, a criatividade, a confiança e a autonomia. Para o mercado de trabalho, ele poderá direcionar a sua atuação oferecendo consultorias ou, ainda, desenvolvendo e comercializando as suas próprias criações.
Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)
Conteúdo Programático:
Resumo do Conteúdo Programático: Curso de Tinkercad – Modelagem 3D
Aula 01 – Primeiro Contato com o Tinkercad
- Introdução ao curso e apresentação dos assuntos.
- Conhecimento básico sobre o Tinkercad e modelagem 3D.
- Criação de conta no Tinkercad e navegação na plataforma.
Aula 02 – Personagens, Formas e Funções
- Criação de personagens no Tinkercad.
- Conhecimento sobre as formas e funções básicas do Tinkercad.
- Exploração de funções como copiar, colar, duplicar, desfazer, refazer, excluir, seleção múltipla, rotação e movimentação.
- Criação do primeiro personagem utilizando modelos da categoria Caracteres.
Aula 03 – Formas, Superfícies e Transformações
- Abordagem sobre formas e superfícies.
- Compreensão do conceito de transformação.
- Uso do Painel de Formas e guias de transformações.
- Ajustes no personagem por meio das funções de transformações.
Aula 04 – Cores, Grades e Modelos
- Exploração de cores, grades e modelos.
- Aprendizado sobre cores e grades.
- Trabalho com grades e aplicação de cores.
- Adição de modelos à cena.
Aula 05 – Customização de Formas, Alinhamento e Grupos
- Customização de formas, focando em alinhamento e grupos.
- Conhecimento sobre formas de alinhamento.
- Aprendizado sobre agrupamento de objetos.
- Adição de detalhes nos modelos.
Aula 06 – Customização de Formas e Subtração de Objetos
- Continuação da customização de formas.
- Introdução à subtração de objetos utilizando a ferramenta Orifício.
- Trabalho prático na subtração de partes dos objetos.
- Finalização de um projeto usando as funções Alinhar e Orifício.
Aula 07 – Desenvolvendo Textos e Scribble
- Exploração de textos e uso do objeto Scribble.
- Adição de textos em projetos.
- Trabalho prático com textos e utilização do Scribble.
Aula 08 – Espelhamento e Estruturação de Cenário
- Introdução à função de espelhamento.
- Aplicação prática da função de espelhamento.
- Estruturação de um cenário utilizando as ferramentas aprendidas.
Resumo do Conteúdo Programático: Curso de Tinkercad – Modelagem 3D (Continuação)
Aula 09 – Ferramenta Plano de Trabalho
- Introdução à ferramenta Plano de Trabalho.
- Conhecimento e utilização da ferramenta.
- Trabalho prático com a ferramenta Plano de Trabalho.
Aula 10 – Importação, Exportação e Compartilhamento de Projetos
- Exploração de importação e exportação.
- Conhecimento sobre os modos de compartilhar projetos no Tinkercad.
- Aprendizado sobre exportação de arquivos.
- Produção e personalização de um cenário.
- Trabalho prático com importação de arquivos.
Aula 11 – Padrão Linear e Padrão Circular
- Apresentação do conceito de padrões.
- Exploração da função Padrões.
- Aplicação prática dos padrões linear e circular.
- Criação de um relógio utilizando as funções aprendidas.
Aula 12 – Régua e Cortes
- Introdução à ferramenta Régua.
- Exploração da ferramenta Régua.
- Trabalho prático com cortes.
Aula 13 – Modelagem: Espada
- Apresentação da modelagem.
- Aprendizado sobre modelagem.
- Estruturação de uma espada em várias etapas, incluindo cabo e redimensionamento.
Aula 14 – Modos de Visualização: Blocos e Tijolos
- Apresentação dos modos de visualização Blocos e Tijolos.
- Finalização da personalização da espada.
- Visualização de projetos nos modos Blocos e Tijolos.
Aula 15 – Modelagem: Conectores
- Continuação da modelagem.
- Conhecimento e utilização de conectores.
- Produção de uma placa customizada e estruturação de um robô.
Aula 16 – Modelagem: Formas Customizadas
- Conclusão da modelagem.
- Exploração da criação de formas customizadas.
- Modelagem de um personagem robô com conectores.
- Criação e customização de uma forma customizada para o braço do robô.
Avaliação e Atividades
- Avaliação ao final de cada aula com questões.
- Atividades práticas e simulações durante as aulas.