Curso em Maranguape - CE

Roblox

Fechamento da próxima turma

  • 00 Hora
  • 00 Minutos
  • 00 Segundos

Ementa:

Este curso possui aulas que irão apresentar ao aluno o Roblox, uma plataforma gratuita de criação e de desenvolvimento de jogos. Ela permite que os seus usuários usem a criatividade para construir diversos mundos virtuais interativos. Entre os temas abordados estão: criar uma conta e explorar as funcionalidades do Roblox Studio, desenvolver cenários, adicionar e configurar obstáculos, programar em Script, criar ferramentas e publicar o projeto.

Mercado de trabalho/Público Alvo:

Este curso permite que o aluno obtenha conhecimentos em técnicas de programação por meio da criação de jogos. Essa prática auxiliará o desenvolvimento de importantes habilidades do aluno, como raciocínio lógico, criatividade e confiança. Com isso, ele poderá trabalhar como um programador autônomo e atuar na prestação de serviços para empresas com grande destaque em desenvolvimento de games.

Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)

Conteúdo Programático:

Aula 01 – Primeiro Contato com o Roblox

  • Introdução ao curso.
  • Apresentação dos tópicos da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min

Aula 02 – Funcionalidades Básicas do Roblox Studio

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Conhecimento e configuração das funcionalidades básicas:
    • Movimentação da câmera.
    • Objetos.
    • Seleção.
    • Propriedades.
  • Exploração da interface do Roblox Studio.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 03 – Spawn, Modos de Execução, Materiais e Cores

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Exploração de recursos como Spawn, modos de execução, materiais e cores.
  • Utilização de propriedades de materiais e cores.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 04 – Transformações

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Conhecimento das opções de transformação no Roblox Studio: Move, Rotate, Scale.
  • Trabalho prático com transformações.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 05 – Construindo o Cenário

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Construção do cenário com elementos como rampa, obstáculos e pista de obstáculos.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 06 – Checkpoints, Times e Elementos de Spawn

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 5 min
  • Construção de checkpoints, entendimento de times e configuração de plataformas.
  • Inserção e configuração de elementos de Spawn.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 07 – Elementos de GUI

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Introdução e compreensão de elementos de GUI.
  • Adição de texto em objetos e trabalhando com GUI inicial.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 08 – Script e Linguagem Lua

  • Apresentação do conteúdo da aula.
  • Animação (Vídeo) – 1 min
  • Aprendizado sobre Script e linguagem Lua.
  • Adição, programação e inserção de comentários em Scripts.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Resumo do Conteúdo Programático: Curso de Roblox Studio (Parte 2)

Aula 09 – Parents, Variáveis e Operadores

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 1 min
  • Conceito de parents, variáveis e operadores.
  • Trabalho prático com operadores matemáticos e modificação de mensagens com Scripts.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 10 – Áreas de Dano e Colisões

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Entendimento de colisões.
  • Criação de áreas de dano, programação de scripts e atividade interativa sobre colisões.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 11 – Estrutura if, Escopos de Variáveis e Condições

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Explanação sobre a estrutura if e escopos de variáveis.
  • Trabalho prático com condições, ajuste de horário do jogo e organização da interface.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 12 – Estruturas de Repetição e Plataforma com Movimento

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Aprendizado sobre estruturas de repetição While e For.
  • Ajuste de cenário, criação de plataforma com movimento e configuração do movimento.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 13 – Ferramentas e Outros Recursos do Roblox Studio

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Conhecimento das ferramentas e outros recursos do Roblox Studio.
  • Preparação do mapa do jogo, criação de ferramenta espada e atividade com paredes invisíveis.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 14 – Weld e WeldConstraint

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Conceitos sobre Weld e WeldConstraint.
  • Utilização do WeldConstraint para vincular objetos e configuração da espada.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 15 – Animações com o Roblox

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 1 min
  • Aprendizado sobre animações com o Roblox.
  • Criação e execução de animações com Script.
  • Simulação (com o uso do material didático).

Aula 16 – Publicando um Projeto

  • Apresentação dos temas.
  • Animação (Vídeo) – 2 min
  • Conhecimento de recursos adicionais do Roblox Studio.
  • Entendimento do processo de publicação de projetos, criação de Script de dano e adição de Spawns.
  • Simulação (com o uso do material didático) e material extra para prática.

Avaliação Final

  • Avaliação geral do curso.
  • Questões – 5 min
  • Total da carga horária: 52 min

Saiba mais sobre o curso: Roblox

Esta é a oportunidade para você que sempre quis entender na prática como dar os primeiros passos para entrar nesta carreira incrível, conhecendo de forma muito fácil e intuitiva sobre lógica, como desenvolver animações gráficas, e a própria programação de jogos digitais, chegando ao ponto de conseguir criar seu primeiro projeto.

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Roblox

Preencha abaixo para ingressar no curso da HC Treinamentos

Atributos

Carga Horária

16 Horas

Aulas

16

Mercado de Trabalho

Produção independente, Freelancing, Desenvolvimento de jogos em geral, Produtor independente, Freelancer, Grandes empresas de desenvolvimento de jogos, Design de jogos, Programação visual, Criação de ambientes interativos, Design Gráfico, Animação Digital, Jogos, Arquitetura, Efeitos Visuais, Publicidade, Realidade Virtual, Produção Audiovisual, Marketing Digital, Artes Visuais.

Conteúdo

Rolar para cima