Ementa:
Ao longo do curso, você aprenderá conceitos e práticas sobre pixel art, que é um estilo de desenho muito utilizado em várias situações e, principalmente, em jogos. Para isso, verá como usar uma ferramenta para os desenhos e conhecerá os recursos disponíveis, tanto para figuras estáticas quanto para animações.
Mercado de trabalho:
Este curso é direcionado para aqueles que querem aprender a criar desenhos e animações em pixel art. Ele é um estilo muito comum nos dias atuais, principalmente, em jogos com maiores ou menores resoluções, os quais são utilizados, até mesmo, em dispositivos móveis, portanto é um conceito essencial para o mercado de games, seja atuando como produtor independente, elaborando jogos de própria autoria, freelancer, ou até trabalhando para grandes corporações especializadas em games.
Carga horária: 12h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 1 – Pixel Art
- Introdução ao pixel art.
- Conceito de pixel, relação com resoluções de tela e cores.
- Utilização da ferramenta Pixilart.
- Exercícios práticos: Flashcard Correto/Incorreto, Complete a frase, Jogo de cartas.
Aula 2 – Conhecendo o Pixilart
- Exploração das ferramentas do Pixilart.
- Início de um projeto com a criação de uma chave.
- Exercícios práticos variados.
Aula 3 – Construindo uma Espada
- Criação do cabo e lâmina de uma espada.
- Exercícios práticos: Complete a frase, Flashcard Correto/Incorreto.
Aula 4 – Criando uma Esmeralda
- Entendimento de camadas.
- Trabalho com camadas FORMA e COR para criar uma esmeralda.
- Exercícios práticos variados.
Aula 5 – Criando um Botão
- Início da criação de um botão.
- Adição de brilho, sombra e efeitos de iluminação.
- Exercícios práticos variados.
Aula 6 – Criando um Cenário em Arte Conceitual
- Criação de um cenário em arte conceitual com diferentes camadas.
- Exercícios práticos variados.
Aula 7 – Criando um Cenário para Jogos do Tipo Plataforma
- Preparação do céu, nuvens, ruínas e plataformas em um cenário de plataforma.
- Exercícios práticos variados.
Aula 8 – Criando uma Personagem
- Criação de uma personagem com base em um modelo.
- Adição de acessórios, cabelo, olhos e efeitos de luz e sombra.
- Exercícios práticos variados.
Aula 9 – Desenhando uma Personagem em Outro Formato
- Utilização de camadas e desenho de uma personagem em outro formato.
- Exercícios práticos variados.
Aula 10 – Criando Animação de Movimento
- Entendimento do processo de animação tradicional.
- Criação de animação de movimento no Pixilart.
- Exercícios práticos variados.
Aula 11 – Criando Animação de Ataque
- Desenvolvimento de uma animação de ataque.
- Exercícios práticos variados.
Aula 12 – Criando Efeitos Especiais
- Criação de efeitos especiais, como explosão e chama.
- Exercícios práticos variados.
Avaliação e Atividades
- Avaliação ao final de cada aula.
- Atividades práticas e exercícios variados.