Ementa:
Este curso é a porta de entrada para o universo 3D, preparando o aluno para o trabalho com efeitos de refração e reflexão, transformação de objetos, cinética e seus tipos, animação humana e de robô, iluminação, objetos 3D com imagens, cenários, cenas de saltos, estrutura da malha, efeitos de fogo e fumaça, texturas e muito mais.
Mercado de trabalho:
Os conhecimentos adquiridos com o curso se aplicam para quem deseja atuar com arquitetura, design, engenharia, entretenimento, entre muitos outros. Carga horária: 32 (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático
Aula 01 – Conhecendo os 3DS Max
- Parte I: Introdução às Viewports, barras de ferramentas e movimentação de objetos.
- Parte II: Simulação com foco em rotação de objetos e renderização.
- Apostila: Conteúdo teórico e exercícios.
Aula 02 – Começando a desenhar com o 3DS MAX 2012
- Parte I: Uso de objetos primários, criação de boneco de neve.
- Parte II: Simulação com foco na manipulação de objetos.
- Apostila: Introdução aos objetos Foliege, ferramenta Mirror.
Aula 03 – Trabalhando com texturas
- Parte I: Slate Material Editor, Assign Material to Selection, Bump, e repetições de Maps.
- Parte II: Simulação explorando texturas.
- Apostila: Ativação da opção Shaded Material in Viewport.
Aula 04 – Aprendendo a criar efeitos de refração e reflexão
- Parte I: Reflexão, Refração, Seletor de cor, Opacyt, Maps Falloff.
- Parte II: Simulação com efeitos de refração e reflexão.
- Apostila: Uso do Compact Material Editor, criação de material com aparência de vidro.
Aula 05 – Transformando objetos
- Parte I: Modificador Edit Poly, sub-objetos Vertex e Polygons.
- Parte II: Simulação com foco na transformação de objetos.
- Apostila: Trabalho com o editor de malha Attach.
Aula 06 – Transformando objetos (modelagem) – Parte II
- Parte I: Continuação do trabalho com Edit Poly e subobjeto Polígono.
- Parte II: Simulação e conclusão da criação da perna do robô.
- Apostila: Detalhes finais da modelagem.
Aula 07 – Reforçando conceitos I – Modelagem
- Parte I: Revisão da criação do objeto Cylinder, Editor de materiais, e conceitos de modelagem.
- Parte II: Simulação com exercícios de fixação.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 08 – Dando vida ao trabalho – Trabalhando com hierarquia e pivot points
- Parte I: Uso da opção Pivot e ferramenta Select and Link.
- Parte II a V: Simulações progressivas com hierarquia e pivot points.
- Apostila: Ajuste de Pivot Points e estabelecimento da hierarquia.
Aula 09 – Dando vida ao trabalho II – Aplicando cinemática ao robô
- Parte I: Introdução à cinemática, IK Solvers, e objetos Dummy.
- Parte II: Simulação aplicando cinemática ao robô.
- Apostila: Aprendizado prático na criação de peças.
Aula 10 – Aprendendo a aplicar múltiplos materiais a objetos e elaborando a animação do robô
- Parte I: Uso do material Multi/Sub-Object, criação de IDs para subobjetos e animação do robô.
- Parte II: Simulação com foco em aplicar múltiplos materiais e continuar a animação.
- Apostila: Inserção de áudio na linha do tempo e transformação da animação em vídeo.
Aula 11 – Trabalhando com iluminação
- Parte I: Aplicação de iluminação diurna e noturna com Omni e Target Spot.
- Parte II: Simulação com técnicas de iluminação.
- Apostila: Criação de engrenagens com Atmosphere & Effects.
Aula 12 – Reforçando conceitos II – Elaborando o projeto de um robô androide
- Parte I: Posicionamento dos pontos pivôs, ligação de membros, animação da caminhada e iluminação.
- Parte II: Simulação com continuação do projeto do robô androide.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 13 – Interagindo objetos 3D com imagens
- Parte I: Criação de Camera Match, importação de objeto e aplicação do material Matte/Shadow.
- Parte II: Simulação interagindo objetos 3D com imagens.
- Apostila: Inserção de um bule sobre a mesa.
Aula 14 – Movimentos humanos – Parte I – Elaborando o salto mortal
- Parte I: Inserção do objeto Biped, aplicação de movimentos, e utilização de recursos na guia Motion.
- Parte II: Simulação com elaboração do salto mortal.
- Apostila: Aumento do tempo da animação e salvamento específico da animação.
Aula 15 – Movimentos humanos – Parte II – Preparando a estrutura do mascote
- Parte I: Trabalho com propriedades Freeze, Hide e See-Through; utilização do Figure Mode.
- Parte II: Simulação preparando a estrutura do mascote.
- Apostila: Carregamento da figura da estrutura do Biped à malha do mascote.
Aula 16 – Movimentos humanos – Parte III – Aprendendo a vincular à malha do mascote
- Parte I: Revisão de propriedades e uso do modo Figure Mode.
- Parte II: Simulação aprendendo a vincular à malha do mascote.
- Apostila: Conhecimento das opções Deformable e Rigid.
Aula 17 – Movimentos humanos – Parte VI: Trabalhando no cenário e aprendendo a mudar expressões do mascote
- Parte I: Importação do mascote, união da cauda à estrutura da malha e posicionamento do movimento do salto.
- Parte II: Simulação trabalhando no cenário e mudando expressões do mascote.
- Apostila: Alteração de expressões via modificador Morpher e elaboração de animações.
Aula 18 – Movimentos humanos – Final: Dirigindo as cenas do salto através de câmeras
- Parte I: Uso da câmera Target, lentes Grandes-Angulares e Teleobjetivas, filmagens, e configurações de câmera.
- Parte II: Simulação dirigindo cenas do salto com câmeras.
- Apostila: Utilização do Windows Live Movie Maker.
Aula 19 – Reforçando conceitos III – Parte 1 – Preparando a estrutura da malha
- Parte I: Deixar a malha do urso transparente e protegida, inserção do objeto Biped e moldagem com a malha.
- Parte II: Simulação reforçando conceitos da preparação da estrutura da malha.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 20 – Reforçando conceitos III – Parte 2 – Preparando as cenas do vídeo
- Parte I: Adição de pegadas, configuração de frames, uso do modificador de expressões e criação da filmagem da Cena1.
- Parte II: Simulação preparando as cenas do vídeo.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 21 – Trabalhando com o efeito fogo
- Parte I: Introdução à subcategoria Atmospheric Apparatus, criação do efeito Fire Effect.
- Parte II: Simulação trabalhando com o efeito fogo.
- Apostila: Aplicação de Gizmos.
Aula 22 – Criando um efeito de fumaça
- Parte I: Criação de um sistema de partículas com Super Spray, uso da opção Mesh para converter em objeto de malha, configuração do painel Particle Generation, criação de material para dar forma de fumaça.
- Parte II: Simulação criando um efeito de fumaça.
- Apostila: Alinhamento do sistema de partículas com o ônibus espacial.
Aula 23 – Trabalhando com animação e efeitos
- Parte I: Conhecimento das categorias Deflectors e Forces.
- Parte II: Simulação trabalhando com animação e efeitos.
- Apostila: Alteração de brilho da animação e renderização de vídeo.
Aula 24 – Reforçando conceitos IV – Ônibus espacial após seu lançamento
- Parte I: Criação de Gizmos com efeito de fogo, sistema de partículas com Super Spray, elaboração da textura da fumaça.
- Parte II: Simulação reforçando conceitos após o lançamento do ônibus espacial.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 25 – Criando efeitos de atmosfera a partir de eventos
- Parte I: Utilização da janela Video Post, efeito Lens Effects Flare, configuração das propriedades dos subefeitos.
- Parte II: Simulação criando efeitos de atmosfera.
- Apostila: Conhecimento da opção Execute Sequence.
Aula 26 – Trabalhando com efeitos espaciais
- Parte I: Introdução à subcategoria Geometric/Deformable, criação e configuração do deformador Bomb, parâmetros do efeito de partículas Parray, aplicação e modificação de parâmetros do objeto RingWave.
- Parte II: Simulação trabalhando com efeitos espaciais.
- Apostila: Conhecimento do efeito Lens Effects Glow, uso do evento Add Image Output Event.
Aula 27 – Aplicando texturas usando ferramentas Unwrap UVW
- Parte I: Trabalho com o modificador Unwarp UVW, janela Edit UVWs, menu Mapping, ferramenta Select by Element UV Toggle, criação de um mapa do objeto.
- Parte II: Simulação aplicando texturas usando ferramentas Unwrap UVW.
- Apostila: Desdobramento de um objeto 3D sobre uma figura 2D, criação de um mapa editável.
Aula 28 – Aprendendo a criar grama
- Parte I: Uso do modificador Hair and Fur (WSM), adição de objetos de luz, salvamento da imagem da renderização.
- Parte II: Simulação aprendendo a criar grama.
- Apostila: Conhecimento do painel Dynamics, trabalho com o objeto Wind.
Aula 29 – Decorando e iluminando um ambiente com mais realismo
- Parte I: Introdução ao renderizador Mental Ray, conhecimento das luzes fotométricas.
- Parte II: Simulação decorando e iluminando um ambiente.
- Apostila: Trabalho com o sistema de iluminação Daylight.
Aula 30 – Reforçando conceitos V – Criando uma área de lazer
- Parte I: Revisão da utilização de Unwrap UVW, renderizador Mental Ray, atribuição de texturas Autodesk Water e Arch& Design, aplicação de Hair and Fur, Bomb, Parray, Ring Wave, Lens Effects Glow e Lens Effects Flare.
- Parte II: Simulação reforçando conceitos na criação de uma área de lazer.
- Apostila: Exercícios de fixação.
Aula 31 – Projeto final Parte I
- Parte I: Construção de uma animação utilizando conceitos vistos até o momento, conhecimento das principais técnicas de animação.
- Parte II: Simulação do projeto final Parte I.
- Apostila: Criação de animação e trabalho com câmeras.
Aula 32 – Projeto final Parte II
- Parte I: Adição de uma câmera Target na cena, finalização da animação do pinguim, criação de um texto introdutório animado.
- Parte II: Simulação do projeto final Parte II.
- Apostila: Criação de um vídeo através do Windows Movie Maker.