Ementa:
Ao longo do curso, você conhecerá conceitos básicos do jogo e também terá uma introdução à linguagem Python, por meio da qual aprenderá a criar seus próprios itens dentro do Minecraft, como casas, fontes, vilarejos, minigames e muito mais.
Mercado de trabalho:
Este curso é direcionado tanto para pessoas que queiram aperfeiçoar a maneira de jogar no Minecraft quanto para aquelas que desejam tornar-se criadoras de conteúdo para o jogo, uma vez que, nele, é bem comum ter construções, como castelos, ilhas e, até mesmo, coisas mais simples, como novos trajes para os avatares.
Carga horária: 12h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 1 – Introdução ao Minecraft
- Apresentação do curso e download do Minecraft.
- Inicialização do jogo, comandos básicos e criação de materiais.
- Simulação de coleta e construção.
Aula 2 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte I
- Introdução aos circuitos lógicos com Redstone.
- Aprendizado sobre Redstone, circuitos lógicos and, or e not.
- Modo Criativo, inventário, comandos no Minecraft.
- Criação de blocos OR, AND e NOT, projeto de automação residencial.
Aula 3 – Circuitos Lógicos com Redstone – Parte II
- Continuação dos circuitos lógicos com Redstone.
- Estudo sobre Pó e Repetidor de Redstone.
- Criação de uma entrada secreta e uma ponte levadiça.
Aula 4 – Introdução à programação com Python
- Apresentação da linguagem Python.
- Instalação do Python e Java.
- Configuração do API para Minecraft e Python.
- Recuperação do mundo criado e introdução à programação em Python.
Aula 5 – Construções com Operações Matemáticas
- Utilização de operadores aritméticos e de atribuição.
- Criação de blocos, cubo de vidro e pilar com programação.
- Adição de efeito no topo do pilar com parâmetros de estado.
Aula 6 – Conversando por Strings
- Introdução ao trabalho com strings e variáveis de texto.
- Aprendizado sobre concatenação e identificação de erros no código.
- Utilização de strings no Minecraft.
- Aplicação do comando input() para interações na tela do Minecraft.
- Montagem de um Chat Bot.
Resumo do Conteúdo Programático: Curso de Minecraft e Programação com Python (Continuação)
Aula 7 – Booleanos e Condicionais
- Apresentação de booleanos e condicionais.
- Variáveis booleanas, condições, estruturas condicionais if, else e elif.
- Utilização de condições no Minecraft para construir uma piscina e controlar o bot.
Aula 8 – Estruturas de Repetição
- Apresentação das estruturas de repetição.
- Laços de repetição for, range, while e while infinito.
- Uso de laços de repetição com estruturas condicionais.
- Utilização de repetições no Minecraft para criar flores e pirâmides.
Aula 9 – Funções
- Introdução às funções.
- Uso de funções com estruturas condicionais, laços de repetição e dentro de outras funções.
- Aplicação de funções no Minecraft para criar árvores e mover blocos.
Aula 10 – Listas
- Apresentação de listas.
- Criação e manipulação de listas, busca de elementos.
- Uso de funções para manipulação de listas, estruturas de repetição em listas.
- Criação e acesso a uma matriz em Python.
- Utilização de listas no Minecraft e projeto de detecção de acertos.
Aula 11 – Minigame
- Introdução aos Minigames no Minecraft.
- Criação do Minigame “Genius” com cuidados durante a execução dos comandos.
Aula 12 – Desafio: Seu Próprio Minigame
- Desafio para criar minigames no Minecraft:
- Caça ao tesouro
- Corrida de botes
Avaliação e Atividades
- Exercícios práticos e avaliação ao final de cada aula.