Ementa:
O Marketing Digital pode ser explicado como um conjunto de estratégias de comunicação das marcas aplicadas a internet e ao
mercado mobile, tendo como objetivo estreitar o relacionamento com seus clientes, divulgando e por fim comercializando seus produtos
e serviços. Com este curso aluno aprenderá sobre o que é marketing, composto de marketing, marketing digital, influência, e-commerce e
metodologia dos 4PS e 8PS, além do modelo AINDA, conversão e monitoramento dos resultados.
Aula 01 – Descobrindo as boas ideias de SEO
- Objetivos:
- Introdução ao curso.
- Avaliação do PageRank por meio de uma ferramenta.
- Análise do SEO de um site, incluindo itens como Tags Title, Meta Description, Headings, Keywords, e atributo Alt, além de outros aspectos como links, Canonical, Robots.txt, Sitemap, URLs amigáveis, responsividade do site, favicon, página 404 personalizada e vínculo das redes sociais.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 27min total)
Aula 02 – Conhecendo as métricas no Google Analytics
- Objetivos:
- Primeiro contato prático com o Google Analytics.
- Análise das principais métricas.
- Exploração das informações demográficas.
- Verificação dos acessos em tempo real.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 11min total)
Aula 03 – Aprendendo sobre o Google meu negócio e o Google +
- Objetivos:
- Descobrir as funções do Google Meu Negócio.
- Conhecer os recursos para análises.
- Aprender sobre o Google+.
- Verificar os resultados do Google Meu Negócio.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 19min total)
Aula 04 – Criando uma página empresarial no Facebook
- Objetivos:
- Aprender a criar uma fanpage.
- Configurar a fanpage.
- Adicionar uma capa e criar uma chamada para ação.
- Criar postagens.
- Conhecer os painéis de controle da fanpage.
- Adicionar outra conta para gerenciar a Página.
- Adicionar outra pessoa para administrar a fanpage.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 11min total)
Aula 05 – Analisando a audiência das redes sociais
- Objetivos:
- Analisar o alcance obtido com o Google Meu Negócio.
- Avaliar os resultados atingidos pela fanpage no Facebook.
- Conhecer o EdgeRank.
- Realizar um teste para verificar qual publicação atinge maior alcance.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 14min total)
Aula 06 – Trabalhando com links patrocinados no Google Adwords
- Objetivos:
- Conhecer o Adword Express e o Google Adwords.
- Entender a diferença entre Redes de Pesquisas e Redes de Display.
- Criar uma conta no Google Adwords e preparar a primeira campanha.
- Decidir palavras-chave para o anúncio.
- Entender como os lances funcionam no Adwords.
- Elaborar o anúncio seguindo as políticas do Google.
- Definir a forma de pagamento e conferir os dados da campanha.
- Conhecer a interface do Google Adwords.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 13min total)
Aula 07 – Analisando a campanha do Google Adwords
- Objetivos:
- Vincular o Google Analytics com o Adwords.
- Analisar dados no Adwords, como CTR, posição média, palavras-chave, agendamento do melhor horário para um anúncio.
- Analisar também no Analytics, cidades com mais visitas, taxa de cliques orgânicos e pagos, comportamento das pessoas no site.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 35min total)
Aula 08 – Usando o planejamento de palavras-chave do Google Adwords
- Objetivos:
- Conhecer o Planejador de palavras-chave.
- Adicionar extensões ao anúncio e ativar a campanha.
- Verificar palavras-chave usadas e excluir aquelas com resultados ruins.
- Visualizar o anúncio.
- Utilizar o recurso Tempo real do Google Analytics.
- Analisar o ROI.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 23min total)
Aula 09 – Conhecendo o E-mail marketing na prática – Parte I
- Objetivos:
- Conhecer a interface E-Goi.
- Entender a importância das boas práticas de E-mail Marketing.
- Criar uma lista.
- Montar um formulário de captura.
- Lançar uma campanha automática.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 16min total)
Aula 10 – Conhecendo o E-mail marketing na prática – Parte II
- Objetivos:
- Importar base de dados.
- Criar uma newsletter.
- Realizar análise anti-spam.
- Aprender mais boas práticas na hora de montar a campanha.
- Fazer ajustes necessários para aumentar a classificação da campanha.
- Entender opções de envio e agendamento.
- Ativar lembrete da campanha.
- Analisar relatórios das campanhas.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 16min total)
Aula 11 – Ativando metas no Google Analytics
- Objetivos:
- Entender o conceito de metas e conversão.
- Ativar as metas no Analytics.
- Analisar os dados de conversão.
- Traçar perfil do público-alvo.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 11min total)
Aula 12 – Anunciando no Facebook ADS
- Objetivos:
- Criar um anúncio.
- Editar o público-alvo.
- Definir o orçamento.
- Estabelecer a parte visual da campanha.
- Efetuar o pedido e analisar a audiência.
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém o conteúdo teórico e exercícios da aula (1h 14min total)