Ementa:
O Marketing Digital pode ser explicado como um conjunto de estratégias de comunicação das marcas aplicadas a internet e ao
mercado mobile, tendo como objetivo estreitar o relacionamento com seus clientes, divulgando e por fim comercializando seus produtos
e serviços. Com este curso aluno aprenderá sobre o que é marketing, composto de marketing, marketing digital, influência, e-commerce e
metodologia dos 4PS e 8PS, além do modelo AIDA, conversão e monitoramento dos resultados.
Aula 01 – Marketing
- Apresentação do curso (6 min)
- Introdução ao marketing – Parte I (6 min)
- Definição de Marketing
- Objetivos
- Identificação do público-alvo
- Introdução ao marketing – Parte II (8 min)
- Identificação do público-alvo
- Desejos e necessidades
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (47 min total)
Aula 02 – Pesquisa de Marketing
- Etapas do processo de pesquisa de marketing – Parte I (9 min)
- Definição do problema
- Planejamento do projeto
- Etapas do processo de pesquisa de marketing – Parte II (5 min)
- Coleta de informações
- Análise de dados
- Apresentação dos resultados
- Tipos de pesquisa de marketing – Parte I (5 min)
- Pesquisa Exploratória
- Pesquisa Conclusiva
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (46 min total)
Aula 03 – Plano de Marketing – Parte I
- Tipos de pesquisa de marketing – Parte II (3 min)
- Pesquisa Descritiva
- Pesquisa Explicativa ou Causal
- Plano de marketing – Parte I (12 min)
- Descrição
- Planejamento: Análise do ambiente
- Plano de marketing – Parte II (5 min)
- Planejamento: Conhecer os clientes; Análise dos concorrentes
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (47 min total)
Aula 04 – Plano de Marketing – Parte II
- Plano de marketing – Parte III (10 min)
- Planejamento: Definição de estratégias
- Plano de marketing – Parte IV (8 min)
- Planejamento: Estabelecimento de um cronograma; Avaliação do plano
- Análise SWOT (16 min)
- Definição e características
- Força, Fraqueza, Oportunidade, Ameaça
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (1h 01min total)
Aula 05 – Roteiro de análise SWOT e o composto de marketing – OS 4PS – Parte I
- Roteiro de análise SWOT – Parte I (8 min)
- Dividir o cenário em duas partes
- Definir o ambiente interno
- Definir o ambiente externo
- Roteiro de análise SWOT – Parte II (6 min)
- Diagramar os dados
- Fazer a análise final do cenário
- Os 4PS – Produto – Parte I (7 min)
- Definição de Composto de Marketing
- Produto, Componentes: Produto propriamente, Marca, Embalagem
- Os 4PS – Produto – Parte II (5 min)
- Níveis do Produto: Benefício central, Produto básico, Produto esperado, Produto ampliado ou aumentado, Produto potencial
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (50 min total)
Aula 06 – Compostos de marketing – OS 4PS – Parte I
- Os 4PS – Preço (6 min)
- Preço, Estratégias de preço, Relação com a qualidade, Preço final do produto, Formas de pagamento
- Os 4PS – Praça (4 min)
- Praça, Estratégias: Público-alvo, Características do produto, Características da empresa, Distribuição direta e Distribuição indireta
- Os 4PS – Promoção (7 min)
- Promoção, Ferramentas: Propaganda, Promoção de vendas, Marketing direto, Relações públicas, Venda pessoal
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (47 min total)
Aula 07 – Marketing digital
- Tradição do marketing digital (8 min)
- Evolução do Marketing Tradicional ao Marketing Digital
- Distinguindo marketing tradicional de marketing digital (5 min)
- Semelhanças e diferenças entre o Marketing Tradicional e o Digital
- Marketing digital (4 min)
- Definição, Objetivos e necessidades
- Material Extra: Glossário e Gabarito
- Apostila: Contém conteúdo teórico e exercícios (44 min total)