Ementa:
Antes de começar a programar, é necessário entender a lógica para desenvolver os códigos de modo que o computador ou outros dispositivos os compreendam. É por isso que este curso aborda todos os itens necessários para essa compreensão, tais como: tipos de dados, variáveis, estruturas de decisão e repetição, entre outros. Tudo isso proporcionará os conhecimentos necessários para a utilização de diversas linguagens de programação.
Mercado de trabalho:
Pessoas que saibam lógica de programação podem buscar se especializar em alguma linguagem e programar tanto como freelancers, quanto para empresas que buscam esses profissionais, seja para aplicações desktop, web ou mobile.
Carga horária: 12h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático
Aula 01 – Introdução à Lógica de Programação
- Lógica de Programação.
- Processos de programação na vida real.
- Tomada de decisões no sistema.
- Looping e pseudocódigo.
- Linguagens de programação.
Aula 02 – Testes de Mesa e Diagramas de Bloco
- Teste de mesa.
- Diagrama de Bloco.
Aula 03 – Tipos de Dados, Constantes e Variáveis
- Memória RAM.
- Variáveis e sua declaração.
- Tipos de variáveis.
- Constantes.
- Classificação das linguagens de programação quanto às variáveis.
Aula 04 – Operadores Aritméticos, Relacionais e Lógicos
- Tipos de operadores.
- Hierarquia das operações aritméticas.
- Uso de parênteses.
- Operadores relacionais.
- Operadores lógicos.
Aula 05 – Estrutura de Decisão e Repetição
- Estrutura de decisão.
- Comandos de decisão SE e CASE.
- Comandos de repetição FOR e WHILE.
Aula 06 – Programação Orientada a Objetos
- Introdução à programação orientada a objetos.
- Conceito de classe e objetos.
- Herança simples e herança múltipla.
- Uso e manipulação de objetos.
- Encapsulamento.
Aula 07 – Instalando e Conhecendo o Microsoft Small Basic
- O que é o Small Basic.
- Conhecendo programas de exemplo.
- Download e instalação do programa.
- Primeiro contato e criação do primeiro programa em Small Basic.
Aula 08 – Estruturas de Decisão e Repetição na Prática
- Tomadas de decisão na prática.
- Estrutura de decisão SE.
- Comandos de repetição FOR e WHILE na prática.
Aula 09 – Desenhando com o Small Basic
- Funções gráficas do Small Basic.
- Utilização da tartaruga para desenhar.
Aula 10 – Criando e Usando Sub-rotinas
- Conceito de sub-rotina.
- Implementação de sub-rotinas em programas.
- Exemplos práticos.
Aula 11 – Trabalhando com Códigos Avançados
- Construção de uma calculadora de idades.
- Construção de um conversor de temperaturas.
- Controle da tartaruga com comandos avançados.
Aula 12 – Atividades Interessantes no Small Basic
- Execução de sons.
- Publicação de projetos na web.
- Importação de projetos da web.
- Exploração de jogos prontos.
- Reflexão sobre a evolução no curso.
- Panorama das linguagens de programação atuais.
Cada aula possui uma simulação, conteúdo teórico na apostila e propostas de exercícios práticos. Avaliações são realizadas ao final de algumas aulas. Se precisar de mais detalhes sobre algum tópico, estou à disposição.