Ementa:
O curso tem como objetivo oferecer uma introdução sobre lógica de programação e apresentar as ferramentas do programa Kodu Game Lab, para que o aluno possa desenvolver habilidades necessárias para a criação de jogos, de uma maneira bem interativa e fácil, sem precisar ser um programador profissional.
Mercado de trabalho:
Este curso é direcionado para pessoas que queiram aprender a programar games de uma maneira bem visual, fácil e descomplicada. O mercado de trabalho é voltado para o desenvolvimento de games em geral, seja como um produtor independente, freelancer ou, até mesmo, trabalhando para grandes empresas.
Carga horária: 8h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático
Aula 1 – Descobrindo o Kodu Game Lab
- Apresentação do Kodu Game Lab.
- Compreensão da lógica de programação.
- Introdução à programação.
- Entendimento do Kodu Game Lab.
- Planejamento do jogo no Kodu Game Lab.
Aula 2 – Explorando o Kodu – Parte I
- Exploração das ferramentas do jogo: Menu home, Jogar, Move câmera, Ferramenta de objeto.
- Conhecimento prático das ferramentas.
- Conhecimento dos objetos do Kodu Game Lab.
- Trabalho com a ferramenta de trajetos.
Aula 3 – Explorando o Kodu – Parte II
- Adição de terreno usando o Pincel de Terreno.
- Criação de montanhas, vales, morros e água.
- Utilização da ferramenta Apagar objetos.
- Compreensão das definições do mundo.
Aula 4 – Programando Movimentos nos Objetos
- Conhecimento do menu de programação.
- Programação do movimento de um objeto.
- Programação dos movimentos do Kodu com as setas do teclado.
- Programação da agilidade e pulo do objeto.
Aula 5 – Programando a Pontuação do Jogo
- Compreensão da indentação.
- Adição de elementos como cycle e maçãs no percurso.
- Programação da pontuação do jogo.
- Utilização da indentação nos comandos.
Aula 6 – Jogo de Corrida – Parte I
- Criação de uma pista de corrida.
- Adição de objetos no terreno.
- Inserção de um inimigo.
- Criação do cycle e passagem por terrenos diferentes.
Aula 7 – Jogo de Corrida – Parte II
- Criação do adversário.
- Adição de cor ao personagem.
- Alteração dos controles de movimento.
- Programação da vitória para os cycles orange e blue.
Aula 8 – Faça Mais com o Kodu
- Exploração de comandos para explodir o personagem.
- Entendimento do funcionamento de alguns comandos.
Cada aula inclui simulações, material extra, apostila com conteúdo teórico, exercícios e avaliação. Se tiver dúvidas específicas ou precisar de mais detalhes, estou à disposição.