Ementa:
Ser bem atendido é um ponto muito importante no momento de escolher qual empresa oferecerá o serviço necessário. Desse modo, as aulas deste curso abordarão conhecimentos sobre como lidar no dia a dia com as mais diversas exigências, com os diferentes perfis dos clientes e como se relacionar com eles de forma eficiente, ajudando-os a alcançarem seus objetivos e a resolverem os problemas que eles apresentam ao entrarem em contato com a empresa.
Mercado de trabalho:
Os conhecimentos adquiridos com o curso se aplicam ao mercado de trabalho de forma ampla em quaisquer posições ao se executar suas atividades, desenvolver ideias e projetos, tendo em vista que toda pessoa para a qual você vai fazer algo, pode ser considerada sua cliente, por exemplo: nas áreas de marketing, comunicação, tecnologia da informação, rotinas administrativas, relacionamento com clientes, educação e gestão.
Carga horária: 6h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático
Aula 01 – Apresentação
- Atribuições essenciais para a satisfação do cliente e o bom atendimento.
- A importância da aparência e da primeira impressão.
- O que é o relacionamento interpessoal.
- Dicas de atitudes que contribuem para um bom relacionamento.
- Qualificação constante do profissional.
- Conhecimento sobre mercado de trabalho
Aula 02 – Excelência no atendimento ao cliente
- Definição de atendimento.
- Diferença entre os públicos interno e externo.
- O diferencial do atendimento no mercado competitivo atual.
- Conhecer a importância da excelência no atendimento.
- Diferencial que a excelência no atendimento traz no competitivo mercado atual.
- Dicas para manter seu cliente fiel à marca ou à empresa
Aula 03 – A importância da comunicação no atendimento ao cliente
- O que significa comunicação.
- Tipos de comunicação.
- Elementos da comunicação: emissor, mensagem, receptor, canal de comunicação, código e contexto.
- Elementos de um bom atendimento: proximidade, cumprimento, contato visual, silêncio, gestos e expressão facial.
- Principais causadores das barreiras de comunicação.
- Atitudes que ajudam a minimizar as barreiras de comunicação.
Aula 04 – Atendimento diferenciado para cada tipo de cliente
- Conhecer os principais tipos de clientes.
- As diferentes formas de atendimento ao cliente.
- Técnicas para um bom atendimento ao cliente.
- O que é ser ético no atendimento ao cliente.
- Ética – Comportamento X Comprometimento.
Aula 05 – Atendimento ao cliente insatisfeito
- Porque os clientes reclamam.
- A falta de reclamação não significa que está tudo bem.
- Habilidades para lidar com clientes insatisfeitos.
- A importância de deixar os clientes satisfeitos.
- Apresentação das diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
- O que pode ser feito para assegurar a satisfação do cliente.
Aula 06 – Atendimento aos clientes por telefone
- Uso do telefone é indispensável para o melhor desenvolvimento da organização.
- Atendimento personalizado.
- Atendimento automático.
- Como fazer para garantir que o objetivo da ligação do cliente seja alcançado?
- Aspectos importantes sobre um bom atendimento ao telefone.
- Aspectos importantes sobre como ouvir bem ao telefone.
- Formas de como lidar com situações difíceis.