Ementa:
Neste curso, serão abordados temas importantes sobre como lidar bem com conflitos, quais as competências para a resolução dos conflitos e como obter sucesso nas tarefas. Esses assuntos visam contribuir para a melhora da vida e da carreira, o que é ideal para os profissionais que lidam com pessoas, trabalham em equipe, ou possuem cargo de liderança.
Aula 01 – Introdução
- Definição de conflito.
- Fontes de conflitos.
- O papel dos conflitos nas organizações.
- Tipos de reação aos conflitos.
- Quando os conflitos são necessários e quando são problemas.
- Total da carga horária: 1h
Aula 02 – Conflitos e suas variações
- Os 5 estágios de um conflito.
- Tipos de conflitos.
- Desenvolvimento de conflitos.
- Consequências dos conflitos.
- Total da carga horária: 1h
Aula 03 – Estratégias e competências na resolução de conflitos
- Primeiros passos para resolver conflitos.
- Resolvendo situações de conflitos: negociação coletiva, conciliação, negociação e julgamento.
- Avaliar as negociações e aprender com as lições dos conflitos.
- Competências interpessoais para evitar e resolver conflitos.
- Estratégias para lidar com pessoas difíceis.
- A contribuição das atividades na criação e na manutenção de conflitos.
- Total da carga horária: 1h
Aula 04 – Planejamento preventivo e comunicação eficiente
- Planejamento preventivo como solução para lidar com os conflitos.
- Gerência proativa dos conflitos na empresa.
- Técnicas para transformar conflitos em fonte de inovação e crescimento.
- Comunicação eficiente.
- Usando técnicas de relaxamento e respiração que melhoram e estabilizam a expressão das emoções.
- Focando no objetivo.
- Estabelecendo metas de melhoria pessoal e profissional.
- Total da carga horária: 1h