Ementa:
Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games, e, se olharmos os gráficos de grande parte dos mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo de 24 aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Post Process, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.
Mercado de trabalho:
A área de desenvolvimento de games é um mercado que movimenta bilhões no Brasil, e os jogadores sempre estão em busca de novos desafios. Pensando nisso, esse curso é direcionado para quem busca atuar nesse mercado, seja como produtor independente (elaborando jogos de sua autoria), como freelancer (trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas) e ainda, para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.
Carga horária: 24h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 01 – Conhecendo o mundo dos games 3D
- Introdução aos jogos 3D, mercado e profissões.
- Tipos de jogos e overview da game engine Unreal.
- Criação de conta na Epic Games e instalação da Unreal Engine.
Aula 02 – Primeiros passos na Unreal
- Conhecimento da interface do launcher.
- Exploração do painel de criação de projetos e templates.
- Criação do primeiro projeto utilizando o template First Person.
Aula 03 – Atores e componentes
- Conceitos de atores e componentes.
- Adição, alteração e salvamento de atores em projetos.
Aula 04 – Editor de níveis
- Entendimento dos gizmos.
- Manipulação 3D de objetos e construção de cenários elaborados.
Aula 05 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte I
- Adição de recursos em projetos.
- Migração e importação de recursos, incluindo alteração de materiais.
Aula 06 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte II
- Utilização de recursos para a construção de um ambiente.
- Construção de parte do ambiente do jogo e aplicação de materiais.
Aula 07 – Iluminação
- Aprendizado sobre iluminação e tipos de luzes.
- Adição de atores de luz e efeitos ao ambiente.
Aula 08 – Post Process
- Conhecimento do Post Process.
- Adição de atores de Post Process e ajustes de escala e posição.
Aula 09 – Blueprints
- Introdução aos blueprints e sua programação.
- Navegação e comandos no blueprint.
- Início da criação de um jogo em primeira pessoa com blueprints.
Aula 10 – Controles e Mapeamento de Ações
- Mapeamento de teclas e botões.
- Criação de blueprints para movimentação do personagem.
Aula 11 – Criação de Mapas
- Criação de ambientes noturnos.
- Planejamento e preparação do mapa do jogo.
Aula 12 – Volumes e Colisões
- Compreensão de colisões e volumes.
- Adição de volumes e colisões ao jogo, incluindo criação de armadilhas.
Aula 13 – Interação com Objetos – Parte I
- Inserção de blueprints para interação e coleta de itens.
- Prática: Anexação de blueprints para equipar uma arma no jogador.
Aula 14 – Interação com Objetos – Parte II
- Disparo de projéteis através de blueprints.
- Prática: Utilização de blueprints para adicionar movimento a atores.
Aula 15 – Física dos Objetos – Parte I
- Introdução ao recurso Physics.
- Adição de física em objetos e criação de armadilhas.
Aula 16 – Física dos Objetos – Parte II
- Destruir armadilhas.
- Criação de plataformas móveis com blueprint.
Aula 17 – Interface nos Jogos – Parte I
- Conhecimento sobre interfaces de jogos.
- Adição de elementos na interface do jogo usando Widget Blueprint.
Aula 18 – Interface nos Jogos – Parte II
- Melhoria na interface do jogo.
- Adição de outros elementos, como indicadores de chaves e munições.
Aula 19 – Interface nos Jogos – Parte III
- Configuração da interface do jogo.
- Configuração dos elementos da interface, incluindo a criação de blueprints para chaves especiais.
- Prática: Configuração de elementos da interface e adição de uma chave especial no jogo.
Aula 20 – Partículas – Parte I
- Compreensão sobre partículas na Unreal Engine.
- Adição de partículas no projeto, incluindo configuração.
Aula 21 – Partículas – Parte II
- Aprofundamento na criação de partículas.
- Adição de módulos ao sistema de partículas do projeto.
Aula 22 – Partículas – Parte III
- Inclusão de partículas no jogo.
- Criação de blueprints para partículas e configuração visual.
Aula 23 – Efeitos Sonoros
- Introdução a áudio em jogos, diferenciando músicas de efeitos sonoros.
- Adição de efeitos sonoros ao projeto, incluindo em atores específicos.
Aula 24 – Finalizando o Game
- Ajustes finais no projeto.
- Adição de elementos como munição e interfaces.
- Finalização do game com eventos de encerramento, animações e áudio.
Cada aula contém animações, simulações, apostilas simuladas, atividades práticas, avaliações e tempos específicos de carga horária.