Ementa:
O CorelDRAW é um programa capaz de auxiliar na criação de diferentes projetos visuais. É por essa e por outras razões que, neste curso, o aluno aprenderá, na prática, como utilizar os diversos recursos para alterar os objetos, criar formas complexas e irregulares, trabalhar com o preenchimento, com os textos e com o sombreamento. Além disso, para aprofundar, ainda mais, os seus conhecimentos e praticar as suas técnicas e as suas habilidades, ele desenvolverá vários projetos, como logotipos, visual para brindes, calendário, cartaz, cartão, entre outros.
Mercado de trabalho:
Os conhecimentos adquiridos com o curso CorelDRAW se aplicam ao mercado de trabalho de forma ampla e versátil, em que vá executar atividades ligadas às áreas, como: Designer gráfico, Impressão gráfica, Criação de artes para mídia digital, Criação de artes para brindes personalizados e muito mais.
Carga horária:
12h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura
do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 01 – Introdução ao CorelDRAW
- UA01: Conhecimento sobre o CorelDRAW e apresentação da aula.
- UA02: Entrada no CorelDRAW e familiarização com a interface.
- UA03: Utilização das ferramentas Retângulo, Elipse e Seleção para criar formas.
- UA04: Transformação de objetos na representação da Bandeira do Brasil e conceitos de exclusão e rotação.
- UA05: Revisão de conceitos sobre formas geométricas, salvamento de arquivos e fechamento do programa.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 02 – Configurações de layout e polígonos
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Configuração de layout e entrada no CorelDRAW.
- UA03: Desenho de polígonos, estrelas e losango.
- UA04: Trabalho com diferentes polígonos, ordenação e duplicação de objetos.
- UA05: Revisão de conceitos e finalização da aula.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 03 – Desenhando formas irregulares
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Desenho de um peixe usando a Ferramenta Mão livre.
- UA03: Transformação do peixe em tubarão com a Ferramenta Forma.
- UA04: Utilização da Ferramenta Faca, Borracha e criação de dentes do tubarão.
- UA05: Desenho de uma maçã e revisão de propriedades dos nós.
- UA06: Prática de propriedades específicas dos nós.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 04 – Formas complexas e irregulares
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Conhecimento da Ferramenta Bézier.
- UA03: Vetorização com a Ferramenta Bézier.
- UA04: Rotação com a Ferramenta Bézier e exploração de recursos adicionais.
- UA05: Revisão abrangente dos conceitos aprendidos.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 05 – Desenhando com a Ferramenta Mídia Artística
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Preparação do logotipo com a Ferramenta Mídia Artística.
- UA03: Continuação da preparação do logotipo.
- UA04: Finalização do logotipo com a Ferramenta Espalhador.
- UA05: Desenho de uma xícara e revisão do Pincel da Ferramenta Mídia Artística.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 06 – Trabalhando com Preenchimento
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Conhecimento da Ferramenta Preenchimento Gradiente.
- UA03: Criação de um cartaz com gradiente na imagem de fundo.
- UA04: Adição de imagem no painel de apresentação.
- UA05: Produção de uma ilustração de um álbum de fotos.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 07 – Trabalhando com textos e sombreamentos
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Inserção de Texto Artístico.
- UA03: Adição de Texto de Parágrafo e aplicação de sombreamento.
- UA04: Aplicação de efeito de sombreamento.
- UA05: Revisão de conceitos e trabalho com textos.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 08 – Transformando texto em curvas
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Criação de logotipo com a transformação de texto em curvas.
- UA03: Continuação da criação do logotipo com a Ferramenta Envelope.
- UA04: Elaboração de logotipo a partir de textos.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 09 – Preenchimento e efeitos especiais
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Desenho de um girassol e aplicação do efeito “misturar”.
- UA03: Conclusão do desenho do girassol e aplicação de efeito no miolo.
- UA04: Adição de texto e efeito PowerClip.
- UA05: Criação de um calendário utilizando a ferramenta Macros.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 10 – Importando e exportando imagens
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Importação de arquivos, utilização do efeito PowerClip e coloração de uma camiseta.
- UA03: Adição de elementos de texto, importação de imagem e salvamento do projeto.
- UA04: Construção da parte de trás da camiseta e exportação do arquivo em formato PNG.
- UA05: Criação de um calendário por meio da ferramenta Macros.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 11 – Aprendendo a aplicar efeitos interessantes
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Criação de uma bola de futebol.
- UA03: Continuação da criação da bola de futebol.
- UA04: Conclusão da criação da bola de futebol e inserção em um cartaz.
- UA05: Aplicação do efeito Olho de peixe e inserção da bola em um cartaz.
- UA06: Criação de uma lupa com diversos efeitos.
- Avaliação: Questões avaliativas.
Aula 12 – Ferramentas que facilitam o trabalho
- UA01: Apresentação da aula.
- UA02: Transformação de um retângulo em triângulo e importação de um arquivo.
- UA03: Coloração de objetos com a Ferramenta Conta-gotas e revisão de tipos de ferramentas de preenchimento.
- UA04: Finalização de um cartão de boas festas com preenchimentos e sombreamento.
- UA05: Trabalho com caracteres, símbolos, fontes, camadas e a Página principal.
- Avaliação: Questões avaliativas.