Curso em Maranguape - CE

Desenvolvimento de Games

Fechamento da próxima turma

  • 00 Hora
  • 00 Minutos
  • 00 Segundos

Ementa:

O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.

Mercado de trabalho:

Direcionado a quem busca atuar como produtor independente, elaborando jogos de sua autoria, como freelancer, trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas e ainda para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.

Carga horária: 24h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)

Conteúdo Programático:

Aula 1 – Desenvolvimento de Games

  • Apresentação do curso e dos assuntos abordados.
  • Introdução aos gêneros de jogos.
  • Exercícios práticos: Complete a frase, Flashcards.

Aula 2 – Criando o Primeiro Game

  • Exploração dos comportamentos e eventos no Construct 3.
  • Configuração de um novo projeto e layout.
  • Inserção de objetos Sprite e aprendizado sobre comportamentos e eventos.

Aula 3 – Criando os Tiros e os Asteroides do Jogo

  • Adição de tiros à nave e criação de asteroides.
  • Trabalho prático com eventos de disparo e criação de asteroides.

Aula 4 – Projeto do Coelho – Parte I

  • Introdução ao projeto do Coelho.
  • Aprendizado sobre o sistema de coordenadas dos jogos.
  • Início da criação do jogo do Coelho com adição de sprites e comportamentos.

Aula 5 – Projeto do Coelho – Parte II

  • Continuação do projeto do Coelho com foco em animações e efeitos especiais.
  • Adição de animações nas orelhas do coelho e efeito Parallax.

Aula 6 – Projeto do Coelho – Parte III

  • Expansão do projeto com o entendimento de colisões em jogos.
  • Inserção de obstáculos, como canos, e criação de múltiplos layouts.

Aula 7 – Projeto do Coelho – Parte IV

  • Desenvolvimento do projeto com o uso de variáveis.
  • Adição da pontuação do jogo e inserção de texto.

Aula 8 – Projeto do Coelho – Parte V

  • Conclusão do projeto do Coelho.
  • Implementação de efeitos sonoros e reinício da partida.
  • Configuração de eventos para áudio e reinício do jogo.Aula 9 – Projeto Arena – Parte I
    • Introdução ao projeto Arena.
    • Conhecimento de animações em tiras.
    • Criação de personagem com animações.
    • Configuração das animações do jogador.

    Aula 10 – Projeto Arena – Parte II

    • Definição de eventos e ações das animações do personagem.
    • Criação de condições de ataque e defesa.

    Aula 11 – Projeto Arena – Parte III

    • Exploração de Tile, Tileset, Tilemap.
    • Preparação do cenário do jogo com mosaicos e tilemaps.
    • Adição de inimigos e seus comportamentos.

    Aula 12 – Projeto Arena – Parte IV

    • Aplicação de colisões em combates físicos.
    • Criação de áreas de ataque para os combates.
    • Configuração de eventos relacionados aos combates.

    Aula 13 – Projeto Arena – Parte V

    • Adição e configuração de um novo inimigo.
    • Configuração de quantidade de vidas e eventos de espelhamento.
    • Ajustes na rota do inimigo e destruição do mesmo.

    Aula 14 – Projeto Arena – Parte VI

    • Apresentação de conceitos CSS.
    • Início da criação do sistema de vida do jogador.
    • Adição de comportamento em um objeto de texto.

    Aula 15 – Projeto Arena – Parte VII

    • Introdução à sequência de Fibonacci.
    • Geração de inimigos a cada rodada do jogo.
    • Configuração do gerador de inimigos.

    Aula 16 – Projeto Arena – Parte VIII

    • Criação e inserção de Power-ups no projeto.
    • Configuração das funcionalidades dos Power-ups.
    • Preparação para reinício do jogo.

    Aula 17 – Projeto Arena – Parte IX

    • Criação de efeitos de explosões com sprites animadas.
    • Adição de efeitos às sprites animadas.
    • Ajustes finais no jogo.

Aula 18 – Projeto Plataforma – Parte I

  • Início do projeto de plataforma.
  • Adição de plataformas móveis e uso de comportamentos como Plataforma, Física, Sólido e Senóide.
  • Configuração de sprites animadas.

Aula 19 – Projeto Plataforma – Parte II

  • Introdução ao HUD (Head-Up Display).
  • Criação do sistema de HUD e apresentação da vida do jogador.
  • Configuração de elementos visuais como Barra de Progresso da Magia, Moedas e Chaves.

Aula 20 – Projeto Plataforma – Parte III

  • Adição de eventos e comportamentos para objetos Moeda, Chave e Coração.
  • Inserção de novos objetos, eventos para o objeto baú e movimentação de objetos do tipo Caixa.

Aula 21 – Projeto Plataforma – Parte IV

  • Criação de armadilhas e inimigos.
  • Adição de eventos relacionados aos inimigos.

Aula 22 – Projeto Plataforma – Parte V

  • Criação de partículas para efeitos visuais.
  • Integração dos efeitos de partículas ao jogo.

Aula 23 – Projeto Plataforma – Parte VI

  • Criação do layout do menu do jogo.
  • Configuração do objeto Porta no Menu e ajustes finais.

Aula 24 – Projeto Plataforma – Parte VII

  • Criação dos níveis do jogo.
  • Adição de efeitos sonoros e músicas.
  • Configuração de portas e definição do primeiro layout a ser visualizado no projeto.
  • Ajustes finais e exportação do projeto.

Avaliação e Material Extra

  • Avaliação ao final de cada aula com questões variadas.
  • Material extra abordando tópicos específicos relacionados ao conteúdo das aulas.

Saiba mais sobre o curso: Desenvolvimento de Games

O curso de Desenvolvimento de Games II é uma continuação do curso de Desenvolvimento de Games I, que aborda as principais ferramentas e técnicas para criar jogos eletrônicos. Neste curso, os alunos aprofundam seus conhecimentos em desenvolvimento de jogos, com foco em programação avançada, design de jogos e desenvolvimento de jogos em equipe.

 

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Desenvolvimento de Games

Preencha abaixo para ingressar no curso da HC Treinamentos

Atributos

Carga Horária

24 Horas

Aulas

24

Mercado de Trabalho

Produção independente, Freelancing, Desenvolvimento de jogos em geral, Produtor independente, Freelancer, Grandes empresas de desenvolvimento de jogos, Design de jogos, Programação visual, Criação de ambientes interativos, Design Gráfico, Animação Digital, Jogos, Arquitetura, Efeitos Visuais, Publicidade, Realidade Virtual, Produção Audiovisual, Marketing Digital, Artes Visuais.

Conteúdo

Rolar para cima