Ementa:
O curso tem o objetivo de ensinar de maneira prática e dinâmica os conceitos necessários para o desenvolvimento de jogos na ferramenta Construct 3. Abordará os conceitos básicos da ferramenta, como criação de cenários, movimentação, colisão, uso de sons, criação de eventos, comandos de input e muito mais. As aulas mesclam interações entre o portal, a ferramenta e o material didático, o qual o aluno deverá seguir para concluir os projetos.
Mercado de trabalho:
Direcionado a quem busca atuar como produtor independente, elaborando jogos de sua autoria, como freelancer, trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas e ainda para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.
Carga horária: 24h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 1 – Desenvolvimento de Games
- Apresentação do curso e dos assuntos abordados.
- Introdução aos gêneros de jogos.
- Exercícios práticos: Complete a frase, Flashcards.
Aula 2 – Criando o Primeiro Game
- Exploração dos comportamentos e eventos no Construct 3.
- Configuração de um novo projeto e layout.
- Inserção de objetos Sprite e aprendizado sobre comportamentos e eventos.
Aula 3 – Criando os Tiros e os Asteroides do Jogo
- Adição de tiros à nave e criação de asteroides.
- Trabalho prático com eventos de disparo e criação de asteroides.
Aula 4 – Projeto do Coelho – Parte I
- Introdução ao projeto do Coelho.
- Aprendizado sobre o sistema de coordenadas dos jogos.
- Início da criação do jogo do Coelho com adição de sprites e comportamentos.
Aula 5 – Projeto do Coelho – Parte II
- Continuação do projeto do Coelho com foco em animações e efeitos especiais.
- Adição de animações nas orelhas do coelho e efeito Parallax.
Aula 6 – Projeto do Coelho – Parte III
- Expansão do projeto com o entendimento de colisões em jogos.
- Inserção de obstáculos, como canos, e criação de múltiplos layouts.
Aula 7 – Projeto do Coelho – Parte IV
- Desenvolvimento do projeto com o uso de variáveis.
- Adição da pontuação do jogo e inserção de texto.
Aula 8 – Projeto do Coelho – Parte V
- Conclusão do projeto do Coelho.
- Implementação de efeitos sonoros e reinício da partida.
- Configuração de eventos para áudio e reinício do jogo.Aula 9 – Projeto Arena – Parte I
- Introdução ao projeto Arena.
- Conhecimento de animações em tiras.
- Criação de personagem com animações.
- Configuração das animações do jogador.
Aula 10 – Projeto Arena – Parte II
- Definição de eventos e ações das animações do personagem.
- Criação de condições de ataque e defesa.
Aula 11 – Projeto Arena – Parte III
- Exploração de Tile, Tileset, Tilemap.
- Preparação do cenário do jogo com mosaicos e tilemaps.
- Adição de inimigos e seus comportamentos.
Aula 12 – Projeto Arena – Parte IV
- Aplicação de colisões em combates físicos.
- Criação de áreas de ataque para os combates.
- Configuração de eventos relacionados aos combates.
Aula 13 – Projeto Arena – Parte V
- Adição e configuração de um novo inimigo.
- Configuração de quantidade de vidas e eventos de espelhamento.
- Ajustes na rota do inimigo e destruição do mesmo.
Aula 14 – Projeto Arena – Parte VI
- Apresentação de conceitos CSS.
- Início da criação do sistema de vida do jogador.
- Adição de comportamento em um objeto de texto.
Aula 15 – Projeto Arena – Parte VII
- Introdução à sequência de Fibonacci.
- Geração de inimigos a cada rodada do jogo.
- Configuração do gerador de inimigos.
Aula 16 – Projeto Arena – Parte VIII
- Criação e inserção de Power-ups no projeto.
- Configuração das funcionalidades dos Power-ups.
- Preparação para reinício do jogo.
Aula 17 – Projeto Arena – Parte IX
- Criação de efeitos de explosões com sprites animadas.
- Adição de efeitos às sprites animadas.
- Ajustes finais no jogo.
Aula 18 – Projeto Plataforma – Parte I
- Início do projeto de plataforma.
- Adição de plataformas móveis e uso de comportamentos como Plataforma, Física, Sólido e Senóide.
- Configuração de sprites animadas.
Aula 19 – Projeto Plataforma – Parte II
- Introdução ao HUD (Head-Up Display).
- Criação do sistema de HUD e apresentação da vida do jogador.
- Configuração de elementos visuais como Barra de Progresso da Magia, Moedas e Chaves.
Aula 20 – Projeto Plataforma – Parte III
- Adição de eventos e comportamentos para objetos Moeda, Chave e Coração.
- Inserção de novos objetos, eventos para o objeto baú e movimentação de objetos do tipo Caixa.
Aula 21 – Projeto Plataforma – Parte IV
- Criação de armadilhas e inimigos.
- Adição de eventos relacionados aos inimigos.
Aula 22 – Projeto Plataforma – Parte V
- Criação de partículas para efeitos visuais.
- Integração dos efeitos de partículas ao jogo.
Aula 23 – Projeto Plataforma – Parte VI
- Criação do layout do menu do jogo.
- Configuração do objeto Porta no Menu e ajustes finais.
Aula 24 – Projeto Plataforma – Parte VII
- Criação dos níveis do jogo.
- Adição de efeitos sonoros e músicas.
- Configuração de portas e definição do primeiro layout a ser visualizado no projeto.
- Ajustes finais e exportação do projeto.
Avaliação e Material Extra
- Avaliação ao final de cada aula com questões variadas.
- Material extra abordando tópicos específicos relacionados ao conteúdo das aulas.