Ementa:
Este curso é voltado para todos que desejam conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre Python. Isso significa que ele pode ser realizado por iniciantes ou por quem deseja aumentar sua aprendizagem. Ele contém aulas que mostrarão, ao aluno, como é fácil utilizar a linguagem de programação Python, assim como o seu ambiente de desenvolvimento, chamado PyCharm e o seu módulo PyGame. Os trabalhos serão voltados para jogos e haverá muitos desafios interessantes, baseados em conceitos com diversas funcionalidades, como tiros, explosões, efeitos sonoros e muito mais. O melhor de tudo é que ela não serve apenas para jogos, mas para diversos projetos criados no Python.
Mercado de trabalho/Público-alvo:
Atualmente, o Python é uma das linguagens de programação mais procuradas, devido ao fácil entendimento da sua sintaxe e, principalmente, das suas funções. Além disso, ela é voltada para o uso em geral, ou seja, é possível criar jogos, websites, sistemas e muito mais. Com o conhecimento dessa linguagem, você terá mais oportunidades na área de desenvolvimento.
Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)
Conteúdo Programático:
Aula 01 – Python e PyGame
- Introdução ao curso e apresentação dos assuntos.
- Conhecimento sobre Python e PyGame.
- Instalação do Python e do PyCharm.
- Realização do primeiro projeto com Python e PyCharm.
Aula 02 – Loop do Jogo
- Adição e teste do módulo PyGame.
- Compreensão do ciclo de vida de um jogo.
- Aprendizado sobre a programação em Python.
- Adição e teste do módulo PyGame.
- Teste do módulo PyGame e execução do jogo.
Aula 03 – Variáveis
- Apresentação do conceito de variáveis.
- Compreensão do funcionamento das variáveis.
- Exploração de operadores e posicionamento de elementos.
- Preparação de um projeto com PyGame.
- Adição de formas e teste do projeto.
Aula 04 – Números Randômicos
- Apresentação dos números randômicos.
- Aplicação de números aleatórios em jogos.
- Criação de um projeto base.
- Criação de um movimento aleatório e teste do jogo.
Aula 05 – Textos
- Aprendizado sobre textos em PyGame.
- Conhecimento sobre a personalização de textos.
- Entendimento do módulo font.
- Trabalho prático com textos, variáveis e renderização.
Aula 06 – Condições
- Introdução às estruturas de condição e operadores.
- Aprendizado sobre as condições em Python.
- Conhecimento das estruturas de condição e operadores “and” e “or”.
- Criação do jogo de adivinhação e aplicação de movimento restrito.
Aula 07 – Repetições
- Apresentação das estruturas de repetições e vetores.
- Aprendizado sobre repetições em Python.
- Conhecimento e trabalho com vetores.
- Criação de vetores, definição de valores randômicos e criação de formas.
Aula 08 – Eventos
- Introdução aos eventos em PyGame.
- Aprendizado sobre eventos e tipos de eventos do teclado.
- Preparação da entrada de dados com eventos KEYDOWN.
- Configuração de eventos para fechar a janela, aumentar a quantidade de objetos, alterar cores, mudar velocidade e realizar sorteio de posições.
Resumo do Conteúdo Programático: Curso de Python e PyGame (Continuação)
Aula 09 – Movimento
- Apresentação do conceito de movimento para jogos.
- Aplicação prática do sistema de movimento, incluindo plataforma, retângulo e programação das teclas direcionais.
- Implementação do pulo do jogador.
Aula 10 – Mouse
- Utilização do mouse em jogos.
- Criação do projeto alvo, acompanhando a posição do mouse.
- Configuração do alvo do jogo.
Aula 11 – Música e Efeitos Sonoros
- Introdução a música e efeitos sonoros em jogos.
- Trabalho prático com música e aplicação de efeitos sonoros.
- Material extra sobre direitos autorais nos games.
Aula 12 – Sprites
- Aprendizado sobre sprites em jogos.
- Trabalho prático com sprites, incluindo ajustes de imagens, movimento do jogador e restrições de movimento.
Aula 13 – Animações
- Conceituação e entendimento das animações em jogos.
- Adição de meteoros e criação de mecânicas.
- Desenvolvimento e animação de explosão.
Aula 14 – Sistema de Disparo
- Introdução ao sistema de disparo.
- Aprendizado sobre projéteis e disparos.
- Criação do sistema de disparo com laser, efeitos sonoros e mecânica de movimento.
Aula 15 – Geração de Inimigos
- Trabalho com o sistema de geração de inimigos.
- Definição de geradores e criação do sistema de geração.
- Desenvolvimento de uma mecânica para gerenciar inimigos ativos.
Aula 16 – Pontuação
- Aprendizado sobre pontuação em jogos.
- Conhecimento dos padrões para pontos.
- Desenvolvimento do sistema de pontuação, incluindo programação de pontos, remoção de vida e dificuldade crescente.
Avaliação e Material Extra
- Avaliação ao final de cada aula com questões.
- Material extra para leitura abordando conceitos específicos relacionados ao conteúdo das aulas.