Ementa
Este é um curso composto por várias aulas dinâmicas, que tem o intuito de apresentar ao aluno o programa Scratch. Estamos falando de um ambiente de programação muito divertido, onde é possível desenvolver jogos, animações e, até mesmo, histórias, utilizando blocos de comandos coloridos. Aqui, serão abordados diversos temas, entre eles, a criação de jogos, com atores, cenários, sons e efeitos surpreendentes, além de aprender a usar a lógica para desenvolver projetos eficientes.
Mercado de trabalho/Público-alvo
Este curso proporciona ao aluno um determinado conhecimento em lógica de programação. Com essa habilidade, ele será capaz de programar jogos e criar animações para si mesmo e, também, para materiais publicitários e para diversos sites. A partir disso, ele se sentirá motivado para buscar novos aprendizados, levando em conta o frequente avanço da tecnologia e, futuramente, poderá atuar como um ótimo desenvolvedor.
Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)
Conteúdo Programático
Aula 01 – Introdução ao Scratch
- Primeiro contato com o Scratch.
- Conhecimento do Scratch Online e visualização de projetos.
- Criação de uma conta no Scratch.
- Conhecimento do editor do Scratch – Parte I e II.
- Avaliação da aula.
Aula 02 – Conceitos sobre lógica e programação
- Apresentação sobre lógica e programação.
- Importância da lógica na programação.
- Abertura e alteração de projetos.
- Continuação da programação de um projeto.
- Avaliação da aula.
Aula 03 – Movimentação e direção de atores
- Apresentação dos conceitos de movimentação e direção de atores.
- Entendimento das funções Tamanho, Posição e Direção.
- Ajuste de valores para movimentar personagens.
- Conhecimento e teste de blocos de movimento.
- Avaliação da aula.
Aula 04 – Entendendo sobre atores, sprites e cenários
- Aprendizado sobre atores, sprites e cenários.
- Adição de cenário e ator ao projeto.
- Configuração do movimento do ator.
- Avaliação da aula.
Aula 05 – Trabalhando com eventos e atores
- Conhecimento e trabalho com eventos.
- Adição de novos atores.
- Trabalho com eventos iniciais.
- Avaliação da aula.
Aula 06 – Explorando os blocos de controle
- Exploração dos blocos de controle.
- Conhecimento dos blocos “sempre”, “se” e “se/senão”.
- Trabalho prático com esses blocos.
- Avaliação da aula.
Aula 07 – Adicionando controles e condições ao projeto
- Adição de controles e condições ao projeto.
- Entendimento das condições “e” e “ou”.
- Programação do ator para mudar de fantasia e se mover aleatoriamente.
- Avaliação da aula.
Aula 08 – Aprendendo a usar blocos de som e programando o ator Jellyfish
- Aprendizado sobre blocos de som.
- Programação do ator Jellyfish para trocar fantasias.
- Adição de sons ao jogo.
- Avaliação da aula.
Aula 09 – Aplicando blocos de repetição, de operadores e de números aleatórios
- Aplicação dos blocos de repetição, operadores e números aleatórios.
- Trabalho prático com esses blocos.
- Avaliação da aula.
Aula 10 – Conhecendo e aplicando os blocos de variáveis
- Conhecimento e aplicação dos blocos de variáveis.
- Criação e atribuição de variáveis.
- Utilização de variáveis em projetos.
- Avaliação da aula.
Aula 11 – Trabalhando com sistemas de continuação, de pergunta e de acerto
- Trabalho com sistemas de continuação, pergunta e acerto.
- Conhecimento dos blocos de mensagem, pergunta, resposta e texto.
- Criação de sistemas de continuação, pergunta e acerto.
- Avaliação da aula.
Aula 12 – Criando um ator e programando os movimentos
- Trabalho com sprites.
- Criação de uma sprite e programação do movimento do jogador.
- Programação avançada do movimento do jogador.
- Avaliação da aula.
Aula 13 – Trabalhando com clones e criando efeitos
- Trabalho com clones e criação de efeitos.
- Aprendizado sobre blocos de efeito.
- Criação de clones e efeito de rastro.
- Avaliação da aula.
Aula 14 – Organizando o projeto
- Organização do projeto.
- Conhecimento das ferramentas para organização.
- Adição e programação de novos atores.
- Avaliação da aula.
Aula 15 – Trabalhando com os blocos sensores e com atores de controle e explosão
- Trabalho com blocos sensores.
- Conhecimento dos blocos sensores.
- Criação de atores de controle e explosão.
- Aprimoramento do ator Explosão.
- Avaliação da aula.
Aula 16 – Concluindo a programação do jogo
- Conclusão da programação do jogo.
- Adição de música de fundo.
- Criação do controle de vida do jogador.
- Configuração dos atores de obstáculo e explosão.
- Programação do controle de pontos e definição de níveis de dificuldade.
- Avaliação da aula.
Cada aula inclui simulações, material extra, avaliação e, quando necessário, uso de material didático. Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas, estou à disposição.