Curso em Maranguape - CE

Scratch

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Ementa

Este é um curso composto por várias aulas dinâmicas, que tem o intuito de apresentar ao aluno o programa Scratch. Estamos falando de um ambiente de programação muito divertido, onde é possível desenvolver jogos, animações e, até mesmo, histórias, utilizando blocos de comandos coloridos. Aqui, serão abordados diversos temas, entre eles, a criação de jogos, com atores, cenários, sons e efeitos surpreendentes, além de aprender a usar a lógica para desenvolver projetos eficientes.

Mercado de trabalho/Público-alvo

Este curso proporciona ao aluno um determinado conhecimento em lógica de programação. Com essa habilidade, ele será capaz de programar jogos e criar animações para si mesmo e, também, para materiais publicitários e para diversos sites. A partir disso, ele se sentirá motivado para buscar novos aprendizados, levando em conta o frequente avanço da tecnologia e, futuramente, poderá atuar como um ótimo desenvolvedor.

Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)

Conteúdo Programático

Aula 01 – Introdução ao Scratch

  • Primeiro contato com o Scratch.
  • Conhecimento do Scratch Online e visualização de projetos.
  • Criação de uma conta no Scratch.
  • Conhecimento do editor do Scratch – Parte I e II.
  • Avaliação da aula.

Aula 02 – Conceitos sobre lógica e programação

  • Apresentação sobre lógica e programação.
  • Importância da lógica na programação.
  • Abertura e alteração de projetos.
  • Continuação da programação de um projeto.
  • Avaliação da aula.

Aula 03 – Movimentação e direção de atores

  • Apresentação dos conceitos de movimentação e direção de atores.
  • Entendimento das funções Tamanho, Posição e Direção.
  • Ajuste de valores para movimentar personagens.
  • Conhecimento e teste de blocos de movimento.
  • Avaliação da aula.

Aula 04 – Entendendo sobre atores, sprites e cenários

  • Aprendizado sobre atores, sprites e cenários.
  • Adição de cenário e ator ao projeto.
  • Configuração do movimento do ator.
  • Avaliação da aula.

Aula 05 – Trabalhando com eventos e atores

  • Conhecimento e trabalho com eventos.
  • Adição de novos atores.
  • Trabalho com eventos iniciais.
  • Avaliação da aula.

Aula 06 – Explorando os blocos de controle

  • Exploração dos blocos de controle.
  • Conhecimento dos blocos “sempre”, “se” e “se/senão”.
  • Trabalho prático com esses blocos.
  • Avaliação da aula.

Aula 07 – Adicionando controles e condições ao projeto

  • Adição de controles e condições ao projeto.
  • Entendimento das condições “e” e “ou”.
  • Programação do ator para mudar de fantasia e se mover aleatoriamente.
  • Avaliação da aula.

Aula 08 – Aprendendo a usar blocos de som e programando o ator Jellyfish

  • Aprendizado sobre blocos de som.
  • Programação do ator Jellyfish para trocar fantasias.
  • Adição de sons ao jogo.
  • Avaliação da aula.

Aula 09 – Aplicando blocos de repetição, de operadores e de números aleatórios

  • Aplicação dos blocos de repetição, operadores e números aleatórios.
  • Trabalho prático com esses blocos.
  • Avaliação da aula.

Aula 10 – Conhecendo e aplicando os blocos de variáveis

  • Conhecimento e aplicação dos blocos de variáveis.
  • Criação e atribuição de variáveis.
  • Utilização de variáveis em projetos.
  • Avaliação da aula.

Aula 11 – Trabalhando com sistemas de continuação, de pergunta e de acerto

  • Trabalho com sistemas de continuação, pergunta e acerto.
  • Conhecimento dos blocos de mensagem, pergunta, resposta e texto.
  • Criação de sistemas de continuação, pergunta e acerto.
  • Avaliação da aula.

Aula 12 – Criando um ator e programando os movimentos

  • Trabalho com sprites.
  • Criação de uma sprite e programação do movimento do jogador.
  • Programação avançada do movimento do jogador.
  • Avaliação da aula.

Aula 13 – Trabalhando com clones e criando efeitos

  • Trabalho com clones e criação de efeitos.
  • Aprendizado sobre blocos de efeito.
  • Criação de clones e efeito de rastro.
  • Avaliação da aula.

Aula 14 – Organizando o projeto

  • Organização do projeto.
  • Conhecimento das ferramentas para organização.
  • Adição e programação de novos atores.
  • Avaliação da aula.

Aula 15 – Trabalhando com os blocos sensores e com atores de controle e explosão

  • Trabalho com blocos sensores.
  • Conhecimento dos blocos sensores.
  • Criação de atores de controle e explosão.
  • Aprimoramento do ator Explosão.
  • Avaliação da aula.

Aula 16 – Concluindo a programação do jogo

  • Conclusão da programação do jogo.
  • Adição de música de fundo.
  • Criação do controle de vida do jogador.
  • Configuração dos atores de obstáculo e explosão.
  • Programação do controle de pontos e definição de níveis de dificuldade.
  • Avaliação da aula.

Cada aula inclui simulações, material extra, avaliação e, quando necessário, uso de material didático. Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas, estou à disposição.

Saiba mais sobre o curso: Scratch

Esta é a oportunidade para você que sempre quis entender na prática como dar os primeiros passos para entrar nesta carreira incrível, conhecendo de forma muito fácil e intuitiva sobre lógica, como desenvolver animações gráficas, e a própria programação de jogos digitais, chegando ao ponto de conseguir criar seu primeiro projeto.

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Scratch

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Atributos

Carga Horária

16 Horas

Aulas

16

Mercado de Trabalho

Produção independente, Freelancing, Desenvolvimento de jogos em geral, Produtor independente, Freelancer, Grandes empresas de desenvolvimento de jogos, Design de jogos, Programação visual, Criação de ambientes interativos, Design Gráfico, Animação Digital, Jogos, Arquitetura, Efeitos Visuais, Publicidade, Realidade Virtual, Produção Audiovisual, Marketing Digital, Artes Visuais.

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