Ementa:
Com a integração entre as pessoas e o mundo tecnológico, a robótica é um mercado que ganhou espaço e continua crescendo, atuando em
diversas áreas para otimizar tarefas. Por exemplo, nas ruas, podemos observar semáforos, guindastes auxiliando nas construções, caixas de banco
automatizados, elevadores nos prédios, portas automáticas, entre outros, afinal a robótica vai muito além dos robôs que vemos nos filmes andando
pelas ruas e falando com pessoas, ela envolve também inúmeros dispositivos tecnológicos. E por mais que esse pareça um campo complexo, envolvendo
mecânica, conhecimentos de física, lógica e programação, ele pode, também, ser acessível e divertido. É por isso que esse curso aborda, desde o
entendimento da importância da robótica, a montagem de diversas estruturas, até conhecimentos de como programá-las para realizar diferentes tipos
de tarefas.
Aula 1 – Braço robótico
- Objetivos:
- Aprender sobre automação industrial.
- Montar um braço robótico.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 2 – Robôs seguidores de linha
- Objetivos:
- Aprender sobre os robôs seguidores de linhas.
- Montar um carrinho seguidor de linha.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 3 – Robótica e instrumentos musicais
- Objetivos:
- Aprender sobre instrumentos musicais digitais.
- Montar um Teremim.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 4 – Automação residencial
- Objetivos:
- Aprender sobre a tecnologia das coisas: Sistemas embarcados, Casas automatizadas.
- Montar uma casa automatizada.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 5 – Cadeira odontológica
- Objetivos:
- Aprender sobre os usos da robótica no dia a dia.
- Montar uma cadeira odontológica.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 6 – Conceitos de memória computacional
- Objetivos:
- Aprender sobre memória computacional (Primária, Secundária).
- Montar um robô gravador de comandos.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 7 – Equações matemáticas
- Objetivos:
- Aprender sobre equações matemáticas (Regra de três simples, Média aritmética).
- Montar um robô contornador de objetos.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 8 – Solucionador de labirintos
- Objetivos:
- Aprender sobre labirintos.
- Montar um solucionador de labirintos.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 9 – Lógica de programação avançada
- Objetivos:
- Aprender sobre programação avançada (Listas, Threads).
- Montar um sistema Genius.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 10 – Circuitos lógicos
- Objetivos:
- Aprender sobre circuitos lógicos (AND, OR, NOT).
- Montar um robô com circuitos combinacionais.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 11 – Telégrafo
- Objetivos:
- Aprender sobre codificação (De fonte, De canal).
- Conhecer o telégrafo e o código morse.
- Montar um telégrafo.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min
Aula 12 – Engrenagens em automóveis
- Objetivos:
- Aprender sobre o sistema de transmissão de um carro.
- Montar um sistema de marchas.
- Animação (Conceitual e montagem): 15 min
- Apostila: 40 min
- Avaliação: 5 min
- Total da carga horária: 60 min