Ementa:
Atualmente, as empresas buscam por tecnologias que ajudam os colaboradores a obterem mais produtividade. Diante disso, é muito importante utilizar ferramentas que facilitam a execução das tarefas diárias e aprimoram o trabalho em equipe. Por esse motivo, ao longo das aulas deste curso, o aluno aprenderá, na prática, diversos recursos disponíveis no Documentos Google. Assim, o aluno estará preparado para criar e editar textos, trabalhar com imagens, criar, formatar e compartilhar documentos, além de aproveitar, ao máximo, as diversas ferramentas que o Documentos Google nos oferece.
Mercado de trabalho/Público Alvo:
Este curso permite que o aluno obtenha conhecimentos que auxiliam no trabalho remoto, no trabalho presencial e nos estudos. Sendo assim, seus assuntos são interessantes para estudantes, desde o ensino fundamental, pois auxiliam em trabalhos em grupo, e pessoas que trabalham, tanto em home office quanto presencial (assistentes, gestores, coordenadores e vários outros).
Carga horária: 10h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, aproximadamente.)
Conteúdo Programático:
Aula 01 – Documentos Google
– UA01 – Documentos Google: Apresentação do curso e conhecimento do Documentos Google.
– UA02 – Criando e formatando documentos – Parte I: Criação de arquivo, formatação de ata de reunião e uso de ferramentas de formatação.
– UA03 – Criando e formatando documentos – Parte II: Continuação da formatação da ata, inserção de marcadores, cabeçalhos, rodapés, números de páginas e logo da empresa.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 02 – Formatações no Documentos Google
– UA01 – Formatações no Documentos Google: Apresentação de conceitos e ferramentas de formatação.
– UA02 – Formatando a página: Configuração da página e alteração das margens da ata de reunião.
– UA03 – Inserindo realces no texto e quebra de página: Inserção de realces no texto e adição de quebra de página.
– UA04 – Conhecendo outras ferramentas do Documentos: Exploração de recuo, colunas, lista numerada, caracteres especiais e equações.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 03 – Tabelas, gráficos e outros recursos
– UA01 – Adicionando e formatando uma tabela: Adição e formatação de uma tabela.
– UA02 – Adicionando e personalizando um gráfico: Adição e configuração de um gráfico.
– UA03 – Adicionando outros recursos no Documentos Google: Adição de comentário, cópia e cola de texto, limpeza de formatação e adição de link.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 04 – Comentários, permissão de acesso, Histórico de versões e download em PDF
– UA01 – Gerenciando comentários: Visualização do local de armazenamento, compartilhamento de documentos, tipos de permissão e interação com comentários.
– UA02 – Solicitando permissão de acesso e conhecendo outras formas de compartilhamento: Solicitação e concessão de acesso, além de outras formas de compartilhamento.
– UA03 – Conhecendo o recurso Histórico de versões e realizando um download em PDF: Exploração do Histórico de versões, renomeação de versões e download de um arquivo em PDF.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 05 – Trabalhando com imagens no Documentos Google
– UA01 – Trabalhando com imagens no Documentos Google: Início da criação de um convite e inserção de imagens do Google Drive.
– UA02 – Inserindo uma imagem do Google Fotos: Formatação do texto do convite, adição de imagem ao Google Fotos e inserção no documento.
– UA03 – Inserindo uma imagem animada: Inserção de uma imagem animada no formato GIF e por URL.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 06 – Upload, conversão de arquivos, correção ortográfica, localizar, substituir e impressão de página
– UA01 – Realizando o upload de arquivos: Upload de arquivos, aplicação de cor em pastas e movimentação de arquivos.
– UA02 – Conversão de arquivos: Conversão de imagem com textos, arquivo PDF e múltiplos arquivos.
– UA03 – Conhecendo os recursos de correções ortográficas e gramaticais: Correção de erros gramaticais e ortográficos no Documentos Google.
– UA04 – Conhecendo o recurso Localizar e Substituir: Substituição de palavras utilizando o recurso Localizar e Substituir.
– UA05 – Configurando e imprimindo uma página: Configuração de página e processo de impressão.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 07 – Desenho, nota de rodapé e Google Keep
– UA01 – Trabalhando com a ferramenta Desenho – Parte I: Conhecimento e início da criação de um desenho.
– UA02 – Trabalhando com a ferramenta Desenho – Parte II: Continuação da criação do informativo utilizando a ferramenta Desenho.
– UA03 – Trabalhando com a ferramenta Desenho – Parte III: Conclusão da elaboração do informativo sobre a preservação do meio ambiente.
– UA04 – Inserindo uma nota no rodapé e salvando o documento no Google Keep: Finalização do arquivo, inserção de nota de rodapé e salvamento no Google Keep.
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 08 – Sumário
– UA01 – Sumário: aplicando estilos de parágrafo: Definição de estilos de parágrafos.
– UA02 – Sumário: aperfeiçoando a sua criação: Adição, atualização e formatação de textos no sumário.
– UA03 – Inserindo o recurso quebra de página: Inserção de quebra de página.
– Projeto final: Revisão de conceitos através de material extra (PDF).
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 09 – Publicar na Web, trabalhar off-line e organizar arquivos no Drive
– UA01 – Publicando um arquivo como página da Web: Conhecimento do recurso Publicar na Web e publicação de um arquivo do Documentos na Web.
– UA02 – Trabalhando com arquivos off-line: Instalação da extensão Documentos Google off-line e utilização de um documento off-line.
– UA03 – Organizando os arquivos do Documentos Google no Drive: Movimentação de arquivos do Documentos para pastas no Google Drive.
– Compartilhando o seu documento na Web: Revisão de conceitos através de material extra (PDF).
– Avaliação: Questões de avaliação.
Aula 10 – Citações, digitação por voz, acessibilidade e comparação de documentos
– UA01 – Conhecendo o recurso Citações: Introdução ao recurso Citações e inserção de uma citação no documento.
– UA02 – Conhecendo o recurso Digitação por Voz: Conhecimento do recurso Digitação por Voz.
– UA03 – Conhecendo o recurso Acessibilidade: Exploração de elementos de acessibilidade no software Documentos Google.
– UA04 – Comparando documentos: Comparação de dois documentos.
– Avaliação: Questões de avaliação.