Curso em Maranguape - CE

Criando aplicativos mobile – Cordova

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Ementa:

O curso tem como objetivo ensinar a desenvolver aplicativos para Android e iOS, complementando o conteúdo referente ao Ionic, ou seja, a parte mais visual dos aplicativos, de modo que, com o Cordova, ele poderá também, programar funções nativas de um dispositivo móvel, como câmera, GPS, entre outras. Para isso, o aprendizado passará por conceitos desde plugins, até a publicação de um aplicativo em uma loja oficial. Assim, o aluno estará apto a criar e publicar diferentes tipos de apps.

Mercado de trabalho:

Este curso é direcionado às pessoas que queiram aprender a desenvolver aplicativos com o Cordova, o qual, junto ao Ionic, é capaz de criar aplicativos tanto para o Android quanto para o iOS. O mercado de trabalho dessa área é bastante abrangente, de modo que as pessoas com a formação adequada podem atuar como produtores independentes, freelancers ou, até mesmo, trabalhar para grandes empresas de diversos ramos, já que o consumo de aplicativos para dispositivos móveis é grande e vem crescendo cada vez mais, fazendo com que diferentes negócios queiram ter seus próprios aplicativos para se aproximarem de seus clientes.

Carga horária: 11h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)

Conteúdo Programático:

Aula 1 – Android Studio

  • Trabalhando com funções nativas de um dispositivo Android:
    • Objetivos: Utilizar funções nativas, instalar emulador Android
  • Instalando o Android Studio:
    • Objetivos: Instalar JDK8, Android Studio, abrir emulador Android
  • Android Studio:
    • Objetivos: Trabalhar com funções nativas, instalar Android Studio
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Complete a frase, Jogo de cartas, Flashcard correto/incorreto, Questões
  • Total da carga horária: 1h 25 min

Aula 2 – Plugin camera e plugin image picker

  • Entendendo os plugins de câmera e de armazenamento:
    • Objetivos: Compreender plugins de câmera e armazenamento
  • Acessando a câmera e a galeria de imagens no dispositivo:
    • Objetivos: Prática com plugins de câmera e galeria
  • Plugin camera e plugin image picker:
    • Objetivos: Entender e acessar plugins
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
  • Total da carga horária: 1h 15 min

Aula 3 – cordova-plugin-globalization

  • Conhecendo o cordova-plugin-globalization:
    • Objetivos: Conhecer o plugin de internacionalização
  • Aplicando o cordova-plugin-globalization:
    • Objetivos: Prática com os conceitos do plugin
  • cordova-plugin-globalization:
    • Objetivos: Conhecer e aplicar os conceitos do plugin
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
  • Total da carga horária: 1h 15 min

Aula 4 – Plugins do Cordova

  • Conhecendo os plugins do Cordova:
    • Objetivos: Conhecer os plugins geolocation, device, battery, network
  • Inserindo plugins no app:
    • Objetivos: Inserir plugins no aplicativo
  • Plugins do Cordova:
    • Objetivos: Conhecer e inserir plugins
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
  • Total da carga horária: 1h 20 min

Aula 5 – Banco de dados

  • Aprendendo sobre banco de dados:
    • Objetivos: Entender o conceito de banco de dados
  • Inserindo uma lista no banco de dados:
    • Objetivos: Conhecer a inserção de dados e os comandos executeSql e sqlBatch
  • Banco de dados:
    • Objetivos: Aprender sobre banco de dados, inserir lista
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões

Aula 6 – Projeto Alimente-se bem: cadastro

  • Conhecendo o componente Entidade:
    • Objetivos: Conhecer o componente Entidade
  • Criando um formulário:
    • Objetivos: Criar um formulário
  • Projeto Alimente-se bem: cadastro:
    • Objetivos: Conhecer o componente Entidade, criar um formulário
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Flashcard Correto/Incorreto, Palavra cruzada, Complete a frase, Questões

Aula 7 – Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial

  • Conhecendo a classe data e o plugin de gráfico:
    • Objetivos: Conhecer a classe data e o plugin de gráfico
  • Preparando a home e o botão para adicionar água:
    • Objetivos: Preparar a Home para exibir o gráfico, programar botão de água
  • Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial:
    • Objetivos: Conhecer a classe data e o plugin de gráfico, preparar a home e o botão adicionar água
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Jogo de cartas, Flashcard correto/incorreto, Complete a frase, Questões

Aula 8 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria

  • Criando a página Caloria:
    • Objetivos: Criar a página caloria e implementar funcionalidades
  • Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria:
    • Objetivos: Criar a página caloria e implementar funcionalidades
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Flashcard correto/incorreto, Complete a frase, Questões

Aula 9 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário

  • Criação da página diário:
    • Objetivos: Criar a página diário
  • Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário:
    • Objetivos: Criar a página diário
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Flashcard correto/incorreto, Questões

Aula 10 – Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura

  • Aprendendo a gerar um arquivo para publicação:
    • Objetivos: Aprender a gerar um arquivo para publicação
  • Alterando o layout:
    • Objetivos: Modificar o layout das páginas do aplicativo
  • Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura:
    • Objetivos: Aprender a gerar um arquivo para publicação, alterar o layout
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões

Aula 11 – Publicação de aplicativos

  • Google Play:
    • Objetivos: Conhecer melhor o Google Play
  • Aprender a criar uma conta no Google Play Console:
    • Objetivos: Aprender a criar uma conta no Google Play Console
  • Publicando um app:
    • Objetivos: Publicar app no Google Play
  • Exercícios e Avaliação:
    • Atividade: Flashcard correto/incorreto, Questões
  • Material extra – O app no Google Play:
    • Objetivos: Material para observar configurações apresentadas aos usuários

Saiba mais sobre o curso: Criando aplicativos mobile – Cordova

Comece do zero e crie aplicativos para Android e IOS utilizando o Angular, um dos mais importantes frameworks de desenvolvimento utilizado para este fim hoje. Complemente seu projeto com o Ionic, para saber como desenvolver os elementos visuais para o seu App, e com o Cordova, para aprender como programa funções nativas de um dispositivo, como câmera e GPS.

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Criando aplicativos mobile – Cordova

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Atributos

Carga Horária

11 Horas

Aulas

11

Mercado de Trabalho

Desenvolvimento de aplicativos móveis, Programação para iOS e Android, Desenvolvimento nativo e cross-platform, UX/UI Design para aplicativos, Integração de APIs, Programação em Swift (iOS), Kotlin/Java (Android), Desenvolvimento de interfaces responsivas, Manutenção e atualização de aplicativos, Desenvolvimento de funcionalidades interativas, Consultoria em desenvolvimento de aplicativos, Testes de usabilidade, Otimização de desempenho, Implementação de recursos de geolocalização, Desenvolvimento de aplicativos corporativos, Aplicações de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), Segurança de dados em aplicativos, Desenvolvimento de aplicativos educacionais, Jogos para dispositivos móveis, Publicação nas lojas de aplicativos.

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