Ementa:
O curso tem como objetivo ensinar a desenvolver aplicativos para Android e iOS, complementando o conteúdo referente ao Ionic, ou seja, a parte mais visual dos aplicativos, de modo que, com o Cordova, ele poderá também, programar funções nativas de um dispositivo móvel, como câmera, GPS, entre outras. Para isso, o aprendizado passará por conceitos desde plugins, até a publicação de um aplicativo em uma loja oficial. Assim, o aluno estará apto a criar e publicar diferentes tipos de apps.
Mercado de trabalho:
Este curso é direcionado às pessoas que queiram aprender a desenvolver aplicativos com o Cordova, o qual, junto ao Ionic, é capaz de criar aplicativos tanto para o Android quanto para o iOS. O mercado de trabalho dessa área é bastante abrangente, de modo que as pessoas com a formação adequada podem atuar como produtores independentes, freelancers ou, até mesmo, trabalhar para grandes empresas de diversos ramos, já que o consumo de aplicativos para dispositivos móveis é grande e vem crescendo cada vez mais, fazendo com que diferentes negócios queiram ter seus próprios aplicativos para se aproximarem de seus clientes.
Carga horária: 11h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)
Conteúdo Programático:
Aula 1 – Android Studio
- Trabalhando com funções nativas de um dispositivo Android:
- Objetivos: Utilizar funções nativas, instalar emulador Android
- Instalando o Android Studio:
- Objetivos: Instalar JDK8, Android Studio, abrir emulador Android
- Android Studio:
- Objetivos: Trabalhar com funções nativas, instalar Android Studio
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Complete a frase, Jogo de cartas, Flashcard correto/incorreto, Questões
- Total da carga horária: 1h 25 min
Aula 2 – Plugin camera e plugin image picker
- Entendendo os plugins de câmera e de armazenamento:
- Objetivos: Compreender plugins de câmera e armazenamento
- Acessando a câmera e a galeria de imagens no dispositivo:
- Objetivos: Prática com plugins de câmera e galeria
- Plugin camera e plugin image picker:
- Objetivos: Entender e acessar plugins
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
- Total da carga horária: 1h 15 min
Aula 3 – cordova-plugin-globalization
- Conhecendo o cordova-plugin-globalization:
- Objetivos: Conhecer o plugin de internacionalização
- Aplicando o cordova-plugin-globalization:
- Objetivos: Prática com os conceitos do plugin
- cordova-plugin-globalization:
- Objetivos: Conhecer e aplicar os conceitos do plugin
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
- Total da carga horária: 1h 15 min
Aula 4 – Plugins do Cordova
- Conhecendo os plugins do Cordova:
- Objetivos: Conhecer os plugins geolocation, device, battery, network
- Inserindo plugins no app:
- Objetivos: Inserir plugins no aplicativo
- Plugins do Cordova:
- Objetivos: Conhecer e inserir plugins
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
- Total da carga horária: 1h 20 min
Aula 5 – Banco de dados
- Aprendendo sobre banco de dados:
- Objetivos: Entender o conceito de banco de dados
- Inserindo uma lista no banco de dados:
- Objetivos: Conhecer a inserção de dados e os comandos executeSql e sqlBatch
- Banco de dados:
- Objetivos: Aprender sobre banco de dados, inserir lista
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
Aula 6 – Projeto Alimente-se bem: cadastro
- Conhecendo o componente Entidade:
- Objetivos: Conhecer o componente Entidade
- Criando um formulário:
- Objetivos: Criar um formulário
- Projeto Alimente-se bem: cadastro:
- Objetivos: Conhecer o componente Entidade, criar um formulário
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Flashcard Correto/Incorreto, Palavra cruzada, Complete a frase, Questões
Aula 7 – Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial
- Conhecendo a classe data e o plugin de gráfico:
- Objetivos: Conhecer a classe data e o plugin de gráfico
- Preparando a home e o botão para adicionar água:
- Objetivos: Preparar a Home para exibir o gráfico, programar botão de água
- Projeto Alimente-se bem: preparando a página inicial:
- Objetivos: Conhecer a classe data e o plugin de gráfico, preparar a home e o botão adicionar água
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Jogo de cartas, Flashcard correto/incorreto, Complete a frase, Questões
Aula 8 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria
- Criando a página Caloria:
- Objetivos: Criar a página caloria e implementar funcionalidades
- Projeto Alimente-se bem: criação da página Caloria:
- Objetivos: Criar a página caloria e implementar funcionalidades
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Flashcard correto/incorreto, Complete a frase, Questões
Aula 9 – Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário
- Criação da página diário:
- Objetivos: Criar a página diário
- Projeto Alimente-se bem: criação da página Diário:
- Objetivos: Criar a página diário
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Flashcard correto/incorreto, Questões
Aula 10 – Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura
- Aprendendo a gerar um arquivo para publicação:
- Objetivos: Aprender a gerar um arquivo para publicação
- Alterando o layout:
- Objetivos: Modificar o layout das páginas do aplicativo
- Projeto Alimente-se bem: modificação do layout e geração da chave de assinatura:
- Objetivos: Aprender a gerar um arquivo para publicação, alterar o layout
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Complete a frase, Flashcard correto/incorreto, Jogo de cartas, Questões
Aula 11 – Publicação de aplicativos
- Google Play:
- Objetivos: Conhecer melhor o Google Play
- Aprender a criar uma conta no Google Play Console:
- Objetivos: Aprender a criar uma conta no Google Play Console
- Publicando um app:
- Objetivos: Publicar app no Google Play
- Exercícios e Avaliação:
- Atividade: Flashcard correto/incorreto, Questões
- Material extra – O app no Google Play:
- Objetivos: Material para observar configurações apresentadas aos usuários