Curso em Maranguape - CE

Programação C# – Visual Studio – Essential

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Ementa:

O curso Programação C# com Visual Studio 2012 é, sem dúvida, uma oportunidade para os alunos se lançarem na área de desenvolvimento de softwares. Seu conteúdo foi desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e focado nas principais funcionalidades do Visual Studio 2012, a principal ferramenta de desenvolvimento da Microsoft para plataformas Windows e Web. O curso simula, na prática, um ambiente de desenvolvimento, facilitando o entendimento do aluno. Entre os temas, podemos citar: conhecimentos sobre a linguagem C#, Windows Forms, aplicação de métodos, Componentes, como Label, Button, Panel, TextBox, CheckBox, RadioButton, entre outros, laços de repetição, encapsulamento, herança de Classes e polimorfismo.

Mercado de trabalho:

Este curso é indicado para aquelas pessoas que desejam adquirir uma base sólida, tanto na teoria quanto na prática, de desenvolvimento orientado a objetos e linguagem C#, pois, com ela é possível desenvolver aplicações web, desktop, mobile e jogos eletrônicos, tanto como freelancers como trabalhando para empresas.

Carga horária: 16h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)

Conteúdo Programático:

Aula 01 – Apresentação do Visual Studio

  • Introdução à Plataforma .NET.
  • Exploração do serviço Web Service XML.
  • Conhecimento sobre a linguagem C#.
  • Familiarização com a interface do Visual Studio.
  • Criação e execução de projetos.
  • Uso dos painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties.
  • Alteração do texto de título e ícone do formulário.
  • Salvamento de projetos.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 02 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte I

  • Início de um projeto Windows Form.
  • Alteração de propriedades do formulário.
  • Uso do recurso Intellisense.
  • Instanciação de objetos e aplicação de métodos.
  • Introdução a componentes como Label, Button, Panel, TextBox, CheckBox.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 03 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte II

  • Propriedades e eventos do controle CheckBox.
  • Propriedades do componente PictureBox e importação de imagens.
  • Uso do controle RadioButton e OpenFileDialog.
  • Habilitação e desabilitação de componentes.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 04 – Criando o primeiro projeto com Windows Forms – Parte III

  • Propriedades do componente TextBox.
  • Trabalho com MessageBox.
  • Declaração de variáveis e uso do laço de repetição FOR.
  • Conversão de texto em número utilizando Parse.
  • Alinhamento de imagem e texto de um componente.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 05 – Criando o layout do sistema

  • Criação do layout para o sistema “Cálculo da Média”.
  • Adição de imagem como título do programa.
  • Fixação e desafixação de painéis.
  • Utilização de ferramentas de alinhamento.
  • Adição de componentes como ComboBox e seletor numérico.
  • Uso do GroupBox, cores oferecidas pelo ForeColor e recurso Tab Order.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 06 – Programando o projeto Cálculo Média

  • Utilização de variáveis do tipo double e string.
  • Conversão de valores e propriedade Convert.To.
  • Uso da propriedade Parse e ToString.
  • Trabalho com a propriedade Value.
  • Utilização de operadores lógicos.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 07 – Atividades de reforço – Criando um Conversor de Temperaturas

  • Revisão do uso do painel Toolbox e adição de componentes.
  • Utilização da ferramenta Send to Back.
  • Criação de variáveis, aplicação de conversão de valores.
  • Uso de estruturas condicionais e propriedade Clear().
  • Exercícios de fixação na apostila e avaliação.

Aula 08 – Criando um aplicativo de Controle de Frota – Parte I

  • Criação de classes e instanciação de objetos.
  • Funcionamento de sequência de escape.
  • Criação de métodos e encapsulamento.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 09 – Criando um aplicativo de Controle de Frota II

  • Propriedades e atributos.
  • Métodos de acessos e propriedade AppendText.
  • Utilização da herança de classes e propriedades autoimplementadas.
  • Incremento do programa e revisão da propriedade Clear.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 10 – Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes

  • Revisão de conceitos como classes, atributos e propriedades autoimplementadas.
  • Métodos de acesso Set e Get.
  • Instanciamento de classe.
  • Aplicação da propriedade AppendText.
  • Sequências de escape e chamada de métodos.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 11 – Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos

  • Separação de arquivos para classes.
  • Entendimento do polimorfismo e sua importância.
  • Sobrecarga de métodos e método construtor.
  • Uso do recurso Breakpoint.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 12 – Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos

  • Introdução a interfaces.
  • Conhecimento de classes abstratas.
  • Utilização de métodos abstratos.
  • Reforço do polimorfismo na criação de classes e métodos abstratos.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 13 – Revisando Polimorfismo

  • Revisão de conceitos relacionados ao polimorfismo.
  • Sobrecarga de métodos e interface.
  • Continuação do trabalho aplicando uma classe abstrata.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 14 – Projeto Final: Calculadora – Parte I

  • Elaboração do design de uma calculadora.
  • Adição de componentes e alteração de propriedades.
  • Estrutura completa de um evento.
  • Uso de Object Sender e EventArgs.
  • Criação do comando de verificação dos botões.
  • Estrutura de decisão Switch/Case.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 15 – Projeto Final: Calculadora – Parte II

  • Continuação do projeto da calculadora, programação dos botões de operações.
  • Aprendizado sobre variáveis locais e globais.
  • Utilização de variáveis globais no formulário da calculadora.
  • Animação, simulação, apostila e avaliação.

Aula 16 – Projeto Final: Calculadora – Parte III

  • Revisão de criação de classes.
  • Definição e utilização de classes abstratas.
  • Implementação de classes abstratas.
  • Utilização da referência this.
  • Aprendizado sobre a classe Math.
  • Simulação e avaliação.

O curso abrange desde a apresentação do Visual Studio até a criação de aplicativos completos com interfaces gráficas e programação funcional. Cada aula proporciona uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades em programação usando C# e a plataforma .NET.

Saiba mais sobre o curso: Programação C# – Visual Studio – Essential

Seja um profissional qualificado para criar e fazer manutenções em sistemas de informação dos mais variados tipos, codificando, testando, programando nas linguagens mais populares do mercado de desenvolvimento de software, tudo isso utilizando um método de aprendizagem interativo, dinâmico e exclusivo.

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Programação C# – Visual Studio – Essential

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Atributos

Carga Horária

16 Horas

Aulas

16

Mercado de Trabalho

Desenvolvimento de software em C#, Programação orientada a objetos, Desenvolvimento de aplicações Windows, Programação desktop, Desenvolvimento de aplicações web com ASP.NET, Engenharia de software, Programação backend, Desenvolvimento de jogos com Unity, Aplicações corporativas com Visual Studio, Consultoria em C#, Desenvolvimento de sistemas escaláveis, Manutenção de código, Testes de software em C#, Integração com bancos de dados, Desenvolvimento de APIs, Interface gráfica com WPF, Programação assíncrona, Desenvolvimento mobile com Xamarin, Desenvolvimento de aplicações multiplataforma.

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