Curso em Maranguape - CE

Desenvolvimento de Games 3D Módulo 1

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Ementa:

Atualmente, um dos mercados que mais cresce no país é o de games, e, se olharmos os gráficos de grande parte dos mais jogados, veremos que são incríveis e bem realistas, isso tudo graças aos recursos 3D. Um dos softwares próprios para desenvolver jogos desse tipo é a Unreal Engine, e é ela que será explorada neste curso. Ao longo de 24 aulas, serão abordados conceitos como adicionar e editar atores e componentes, manipular objetos 3D, adicionar recursos na engine, utilizar materiais, trabalhar com iluminação e efeitos de Post Process, utilizar blueprints, trabalhar com volumes e colisões, adicionar física aos objetos, criar partículas e utilizar músicas e efeitos sonoros.

Mercado de trabalho:

A área de desenvolvimento de games é um mercado que movimenta bilhões no Brasil, e os jogadores sempre estão em busca de novos desafios. Pensando nisso, esse curso é direcionado para quem busca atuar nesse mercado, seja como produtor independente (elaborando jogos de sua autoria), como freelancer (trabalhando por meio de contratos tanto para produtores independentes quanto para empresas) e ainda, para as pessoas que desejam trabalhar em uma grande corporação especializada em games.

Carga horária: 24h (Obs.: Atividades em sala de aula contam 1 hora/aula, porém, somando com atividades de leitura do material didático, que o aluno pode praticar em sua casa, cada aula pode ultrapassar esse tempo.)

Conteúdo Programático:

Aula 01 – Conhecendo o mundo dos games 3D

  • Introdução aos jogos 3D, mercado e profissões.
  • Tipos de jogos e overview da game engine Unreal.
  • Criação de conta na Epic Games e instalação da Unreal Engine.

Aula 02 – Primeiros passos na Unreal

  • Conhecimento da interface do launcher.
  • Exploração do painel de criação de projetos e templates.
  • Criação do primeiro projeto utilizando o template First Person.

Aula 03 – Atores e componentes

  • Conceitos de atores e componentes.
  • Adição, alteração e salvamento de atores em projetos.

Aula 04 – Editor de níveis

  • Entendimento dos gizmos.
  • Manipulação 3D de objetos e construção de cenários elaborados.

Aula 05 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte I

  • Adição de recursos em projetos.
  • Migração e importação de recursos, incluindo alteração de materiais.

Aula 06 – Migração, importação e exportação de arquivos – Parte II

  • Utilização de recursos para a construção de um ambiente.
  • Construção de parte do ambiente do jogo e aplicação de materiais.

Aula 07 – Iluminação

  • Aprendizado sobre iluminação e tipos de luzes.
  • Adição de atores de luz e efeitos ao ambiente.

Aula 08 – Post Process

  • Conhecimento do Post Process.
  • Adição de atores de Post Process e ajustes de escala e posição.

Aula 09 – Blueprints

  • Introdução aos blueprints e sua programação.
  • Navegação e comandos no blueprint.
  • Início da criação de um jogo em primeira pessoa com blueprints.

Aula 10 – Controles e Mapeamento de Ações

  • Mapeamento de teclas e botões.
  • Criação de blueprints para movimentação do personagem.

Aula 11 – Criação de Mapas

  • Criação de ambientes noturnos.
  • Planejamento e preparação do mapa do jogo.

Aula 12 – Volumes e Colisões

  • Compreensão de colisões e volumes.
  • Adição de volumes e colisões ao jogo, incluindo criação de armadilhas.

Aula 13 – Interação com Objetos – Parte I

  • Inserção de blueprints para interação e coleta de itens.
  • Prática: Anexação de blueprints para equipar uma arma no jogador.

Aula 14 – Interação com Objetos – Parte II

  • Disparo de projéteis através de blueprints.
  • Prática: Utilização de blueprints para adicionar movimento a atores.

Aula 15 – Física dos Objetos – Parte I

  • Introdução ao recurso Physics.
  • Adição de física em objetos e criação de armadilhas.

Aula 16 – Física dos Objetos – Parte II

  • Destruir armadilhas.
  • Criação de plataformas móveis com blueprint.

Aula 17 – Interface nos Jogos – Parte I

  • Conhecimento sobre interfaces de jogos.
  • Adição de elementos na interface do jogo usando Widget Blueprint.

Aula 18 – Interface nos Jogos – Parte II

  • Melhoria na interface do jogo.
  • Adição de outros elementos, como indicadores de chaves e munições.

Aula 19 – Interface nos Jogos – Parte III

  • Configuração da interface do jogo.
  • Configuração dos elementos da interface, incluindo a criação de blueprints para chaves especiais.
  • Prática: Configuração de elementos da interface e adição de uma chave especial no jogo.

Aula 20 – Partículas – Parte I

  • Compreensão sobre partículas na Unreal Engine.
  • Adição de partículas no projeto, incluindo configuração.

Aula 21 – Partículas – Parte II

  • Aprofundamento na criação de partículas.
  • Adição de módulos ao sistema de partículas do projeto.

Aula 22 – Partículas – Parte III

  • Inclusão de partículas no jogo.
  • Criação de blueprints para partículas e configuração visual.

Aula 23 – Efeitos Sonoros

  • Introdução a áudio em jogos, diferenciando músicas de efeitos sonoros.
  • Adição de efeitos sonoros ao projeto, incluindo em atores específicos.

Aula 24 – Finalizando o Game

  • Ajustes finais no projeto.
  • Adição de elementos como munição e interfaces.
  • Finalização do game com eventos de encerramento, animações e áudio.

Cada aula contém animações, simulações, apostilas simuladas, atividades práticas, avaliações e tempos específicos de carga horária.

Saiba mais sobre o curso: Desenvolvimento de Games 3D Módulo 1

O curso de Desenvolvimento de Games II é uma continuação do curso de Desenvolvimento de Games I, que aborda as principais ferramentas e técnicas para criar jogos eletrônicos. Neste curso, os alunos aprofundam seus conhecimentos em desenvolvimento de jogos, com foco em programação avançada, design de jogos e desenvolvimento de jogos em equipe.

 

Faça abaixo a matrícuia no curso:
Desenvolvimento de Games 3D Módulo 1

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Atributos

Carga Horária

24 Horas

Aulas

24

Mercado de Trabalho

Produção independente, Freelancing, Desenvolvimento de jogos em geral, Produtor independente, Freelancer, Grandes empresas de desenvolvimento de jogos, Design de jogos, Programação visual, Criação de ambientes interativos, Design Gráfico, Animação Digital, Jogos, Arquitetura, Efeitos Visuais, Publicidade, Realidade Virtual, Produção Audiovisual, Marketing Digital, Artes Visuais.

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